Estes últimos dias não têm sido fáceis para ninguém. Somos sufocados pelos fatos que nos carregam muitas vezes para onde não queremos e nos obrigam a tratar de assuntos sobre os quais não gostaríamos de falar nem de escrever, em defesa do que nos resta de bom humor e sanidade mental, atropelados muitas vezes pelas diferentes versões dos conflitos cotidianos.

Faço este trabalho no Balaio já há quase sete anos (entrou no ar no dia 11 de setembro de 2008) e não me lembro de ter enfrentado tantas dificuldades na relação com os leitores/comentaristas/internautas como agora.

Com a radicalização partidária, nunca me vira obrigado a excluir tantos comentários para manter um mínimo de civilidade neste democrático espaço de debates, desde o primeiro dia aberto a todas as correntes políticas para discutir os rumos do nosso país. E ainda tem alguns que escapam, mas quando outros leitores me alertam são deletados. Só de ter um comentarista da qualidade e do caráter do Enio Barroso Filho, parceiro da primeira hora, já vale a pena continuar fazendo este blog.

No meio do agito para não deixar a peteca cair, a gente acaba se esquecendo até de falar de coisas boas, que também acontecem. Na semana passada, saiu o resultado da primeira fase da 13ª edição do Prêmio Comunique-se, conhecido como o Oscar do Jornalismo Brasileiro, pois os vencedores são eleitos em votação direta pelos próprios jornalistas.

Já não sou um garoto, vocês sabem, para me bacanear com estas coisas, mas é sempre gratificante ver o nosso trabalho reconhecido pelos colegas de profissão, ainda mais depois de completar 51 anos neste ofício de repórter.

Mais uma vez, meu nome foi indicado em duas categorias _ "Blogs e Tecnologia" e "Opinião/Articulista" _ pelo meu trabalho aqui no R7 e no Jornal da Record News. Dez profissionais concorrem agora em cada categoria, na segunda fase de votação, que termina dia 8 de agosto. Três serão escolhidos para ir à final que anunciará os vencedores numa grande festa.

Para votar, é preciso ser cadastrado no site, que tem a relação completa dos 260 profissionais classificados:

www.comunique-se.com.br

Ganhei várias vezes este prêmio nos últimos anos, em diferentes categorias das várias mídias, participei de quase todas as festas como finalista, mas não vim aqui para pedir votos. Quero apenas agradecer a todos os leitores, telespectadores e internautas que acompanham meu trabalho, aos companheiros do portal e da TV e, em especial, aos colegas jornalistas que me honraram com seus votos na primeira fase. Não levo o menor jeito de cabo eleitoral de mim mesmo. Só de ter sido lembrado novamente, já está bom demais.

E vida que segue.

http://r7.com/ose1