kotscho 682x1024 Papo de Mãe agora será diário na TV Cultura

Estreia nesta segunda-feira na TV Cultura o programa "Momento Papo de Mãe", que agora será diário, com três edições, depois de sete anos no ar na TV Brasil.

Criado, produzido, dirigido e apresentado pelas jornalistas Mariana Kotscho e Roberta Manreza, as duas completando 25 anos de carreira, com passagens pelas principais emissoras de televisão do país, "Papo de Mãe" é mais do que um programa: é um serviço de utilidade pública com prestação de serviços para pais e mães preocupados com a educação dos filhos.

Em formato inédito e mais voltado a grávidas e famílias com crianças na primeira infância, o "Momento Papo de Mãe" contará com a participação de especialistas de diferentes áreas para esclarecer as dúvidas de mães e pais de primeira viagem, além de depoimentos de quem já passou por esta experiência.

Para esta temporada, estão previstos 170 episódios, com 15 minutos de duração cada, que irão ao ar em horários alternativos: 8 da manhã, 11h45 e 17h45.

O primeiro programa terá a participação da cantora e blogueira Mariana Belém, filha da minha amiga Fafá de Belém, mãe de duas meninas, que vai contar as diferenças entre os partos, o primeiro com cesariana e, o segundo, normal.

Para demonstrar como é seguro ter um filho de parto normal depois de fazer uma cesárea, o programa recebe a médica obstetra Carolina Ambrogini.

A novidade do "Momento Papo de Mãe" será a interatividade com o público. Em todos os programas, perguntas e comentários dos telespectadores serão respondidos por especialistas.

Mães, pais e educadores poderão enviar suas dúvidas em vídeo para este endereço: momento@papodemae.com.br

"Você sempre quer saber se em outras casas também acontece o que acontece na sua. A troca de experiências pode acalmar as famílias, mostrar que há coisas que  não são tão assustadoras, desmistificar um pouco a ideia de que a maternidade dos outros é sempre mais fácil", explica Roberta Manreza, mãe de uma filha de 14 anos, que já ocupou os cargos de repórter, editora e apresentadora na própria Cultura, na Bandeirantes, na RedeTV! e na Globo.

"Nosso objetivo não é ditar regras, até porque o que funciona numa casa nem sempre funciona na outra. Criar um filho é uma tentativa de acertos e erros", diz Mariana Kotscho, com a experiência de quem cria três filhos, hoje com 10, 11 e 14 anos, que por acaso são meus netos.

Depois de 12 anos como repórter da Rede Globo, com passagens pelo SBT, onde começou a carreira, e TV Record, onde eu trabalho hoje, Mariana é um bom exemplo de como se torna difícil conciliar o trabalho com a criação de filhos pequenos.

Por isso, deixou o jornalismo diário, sem horários fixos, para trabalhar no "Papo de Mãe", produção independente que era apresentada semanalmente na TV Brasil. Com os filhos já mais crescidos, ela volta agora à batalha diária.

Desejo a Roberta e Mariana toda a sorte do mundo, que elas merecem, pela dedicação e carinho sempre colocados no trabalho, neste que se tornou um projeto de vida para as duas.

Vida que segue.