- Ricardo Kotscho - http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho -

“Papai Sabe Tudo” volta à TV em nome da “Ciência”

Postado por rkotscho em 21/06/2017 às 10:08 em Sem categoria | 13 Comments

papai Papai Sabe Tudo volta à TV em nome da Ciência [1]

O ator Robert Young (ao centro) na série clássica Papai Sabe Tudo

Parte da imprensa autopromoveu-se: de "técnicos de futebol" que sempre foram a "competentes jurisconsultos" que _ sem dúvida nenhuma _ "julgam" e "escracham" votos de ministros do TSE, STJ e STF, sem o menor respeito pelos seus conhecimentos e pela naturalidade do contraditório...." (Antonio Delfim Netto, em sua coluna desta quarta-feira na Folha).

***

Primeiramente, caro professor Delfim, que pode perder a razão, mas nunca perde o bom humor, quem perdeu o respeito pelos ministros dos tribunais superiores não foram os jornalistas, mas eles próprios.

Os jornalistas, coitados, viraram meros coadjuvantes no grande debate nacional sobre a crise do multipartidário "propinagate", hoje dominado por outros "competentes jurisconsultos", em nome da "Ciência" lato senso.

São os cientistas políticos e sociais, cientistas filósofos, cientistas economistas, cientistas advogados (agora todos chamados de juristas), cientistas qualquer coisa, acadêmicos e doutores em geral.

Viraram todos "Papai Sabe Tudo", o seriado dos anos 50 criado na televisão americana por Edward James, com Robert Young no papel do protagonista Jim Anderson, um agente de seguros que entendia de todos os assuntos e ensinava o caminho das pedras aos filhos.

Não se trata de um fenômeno recente, mas virou uma febre depois que ninguém mais conseguia entender, muito menos explicar o que está acontecendo no Brasil. Foi quando resolveram dar corda aos "universitários".

Basta ligar a televisão e eles estão lá em algum canal, quase sempre os mesmos, a pontificar  sobre qualquer tema do dia, criando teses e teorias ao vivo e em cores para todos os gostos, com aquele ar de donos da verdade.

O que os indiferencia entre si é a pose de sábios falando em nome da "Ciência", qualquer uma.

Cada qual, no entanto, procura fazer um tipo diferente na disputa dos nichos de mercado dos debates eletrônicos. Tem os mais contidos, os indignados, os professorais, os memorialistas, o elenco é fornido.

E se apresentam todos como apartidários celestiais, acima das disputas políticas terrenas, que oferecem seus ensinamentos de graça.

A televisão, o rádio e os jornais viraram uma vitrine para suas consultorias e palestras cada vez mais valorizadas no mercado.

São tão onipresentes em multiplataformas da mídia que às vezes me pergunto onde arrumam tempo para ler, estudar, pesquisar e dar aulas, além de atender à clientela empresarial.

Com certeza, o ex-ministro Delfim Netto e os caros leitores já sabem de quem estou falando, não é preciso fulanizar.

Se isso vai nos ajudar a ver uma luz no fim do túnel, não sei.

Até porque, parece que já roubaram até o túnel, como costuma brincar minha mulher, a Mara, ela também uma cientista política e social formada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (eu não cheguei a terminar o curso), nos tempos em que Fernando Henrique Cardoso era apenas professor.

E vida que segue.

Em tempo: Vamos fazer uma enquete?

Quais são os teus "Papai Sabe Tudo" prediletos? 

Mande a tua lista pra gente saber quem é o maior de todos.

  [2]
  [3]


Artigo impresso de Ricardo Kotscho: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho

Endereço do artigo: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2017/06/21/papai-sabe-tudo-volta-a-tv-em-nome-da-ciencia/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/files/2017/06/papai.jpg

[2]  : http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2017/06/21/papai-sabe-tudo-volta-a-tv-em-nome-da-ciencia//emailpopup

[3]  : http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2017/06/21/papai-sabe-tudo-volta-a-tv-em-nome-da-ciencia//print

© 2010 R7.com. Todos direitos reservados.