post-icon

25 agosto 2011 às 06:00

comentarios-icon4 Comentários »

Estreia – Amor a Toda Prova

Amor a Toda Prova (Crazy, Stupid Love). EUA, 11. Direção de Glenn Ficarra, John Requa. Roteiro de Dan Fogelman. Warner. 118 min. Com Steve Carell, Ryan Gosling, Julianne Moore, Emma Stone, Marisa Tomei, Jonah Bobo, Kevin Bacon, John Carroll Lynch e Josh Groban.

Amor a Toda Prova Estreia   <i>Amor a Toda Prova</i>
Já reclamei antes do título nacional que é genérico e bobo em vez de traduzirem o original que é instigante: Louco, Estúpido Amor!  E volto a reafirmar que esta é minha comédia adulta favorito deste ano. A mais inteligente e original que encontrei até agora (felizmente a maior parte da crítica americana concordou comigo, mas o filme  não estourou nas bilheterias - custou 55 milhões e faturou 50 milhões - como merecia).

O que é lamentável. Talvez porque o filme não teve a promoção que merecia (também aqui podia ter sido melhor e mais promovido). Quem o realizou foi a mesma dupla de O Golpista do Ano,  I Love You Phillip Morris (com Jim Carrey) trabalhando em cima de um roteiro de Dan Fogelman (que antes, estranhamente, fez basicamente animações como Carros 1, Enrolados, Bolt, a comédia Fred Claus).

julianamorre Estreia   <i>Amor a Toda Prova</i>

julianamorre1 Estreia   <i>Amor a Toda Prova</i>
Mas há um pouco de infantil na maneira em que são colocados os conflitos amorosos em três faixas distintas de romance. Começa com um casal de meia idade jantando em um restaurante, o marido Cal (Steve Carell, de The Office, em seu melhor momento como ator, interiorizado, reparem em seus olhos tristes) tem uma surpresa de ouvir ainda durante os letreiros que sua mulher Emily (Julianne Moore) quer o divórcio! Não lhe conta, porém que está sendo cortejada por um colega de escritório (Kevin Bacon).

kevin Estreia   <i>Amor a Toda Prova</i>
Emily foi a sua única namorada e a notícia o deixa arrasado. Não sabe como recomeçar ou o que fazer. Passa a frequentar bares e tentar conquistar garotas. É assim que chama a atenção de um rico e jovem conquistador Jacob (Ryan Gosling, para mim o melhor ator de sua geração, lembrando um pouco Edward Norton, mas muito superior e mais versátil). Este se torna então seu mentor, que vai lhe ensinando os truques do ofício (uma reversão, já que normalmente o que sucede é o oposto, o mais velho que é o professor). Como vestir, como agir, como se comportar.

Steve Carell Ryan Gosling Estreia   <i>Amor a Toda Prova</i>
Steve Carell Ryan Gosling1 Estreia   <i>Amor a Toda Prova</i>

Por sua vez, Jacob tem seus problemas quando encontra uma jovem que o intriga e desafia, Hannah (Emma Stone, futura parceira do novo Homem Aranha e que me conquistou no filme A Mentira. Está também no sucesso americano Vidas Cruzadas). E como contraponto de tudo isso, temos ainda o amor juvenil, o filho mais velho do casal Cal e Emily, Robbie (Jonah de Zathura) está perdidamente apaixonado por uma colega mais velha, Jessica (Analeigh Tipton), que por acaso também é sua babá (e ainda por cima apaixonada pelo pai dele!).

emma Estreia   <i>Amor a Toda Prova</i>
jonah Estreia   <i>Amor a Toda Prova</i>
O filme é basicamente em cima desses desencontros amorosos. Mas sua maneira de conduzir é diferente, com falas mais longas, quase monólogos (me lembrando o estilo do francês Bertrand Blier), não ficando só na piadinha fácil, mas também mexendo em valores e sentimentos mais próximos do espectador. Não se pode revelar algumas reviravoltas, mas se pode queixar do final convencional (mas essa é uma das praxes da comédia romântica tradicional, desde o começo sabe-se o que esperar)

Eu embarquei inteiramente no filme mesmo em personagens secundários (Marisa Tomei está especialmente bem, mais uma vez, como uma mulher insegura com quem Cal tem um encontro sexual e que depois reaparece na trama). Fiquei surpreso em ver Gosling, um daqueles atores empenhados, que fazem sempre personagens difíceis, aparecer aqui todo bombado com o peitoral desenhado e sempre convincente porque o papel exige.

Marisa Estreia   <i>Amor a Toda Prova</i>
O longa se difere da média do gênero simplesmente porque é mais humano e sincero. Vale a pena conhecer.

Veja mais:
+ Curta o R7 no Facebook

+ Siga o R7 no Twitter

+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009-2011 Rádio e Televisão Record S/A