post-icon

28 setembro 2011 às 06:00

comentarios-icon2 Comentários »

Revisitando clássicos em Blu-ray: The Blues Brothers

The Blues Brothers (Os Irmãos Cara de Pau) e fazendo justiça com um diretor esquecido: John Landis

irmaos 6 Revisitando clássicos em Blu ray: <i>The Blues Brothers</i>

Diretor: John Landis. 133 e 148 min. Cor. 1980. Estados Unidos.Universal. Roteiro de Ayrkoyd e Landis. Fotografia de Stephen M. Katz.

Elenco: Dan Aykroyd, John Belushi, Carrie Fisher, John Candy, Henry Gibson, Charles Napier, Ray Charles, Kathleen Freeman, Aretha Franklin, James Brown, B. B. King, The Blues Brothers Band, Frank Oz, Steve Lawrence, Twiggy, Chaka Kahn, Paul Reubens, John Lee Hooker e Steven Spielberg.

Sinopse: Depois que Jake Blues saiu da prisão, junto com o irmão Elwood, descobre que o orfanato onde eles foram criados será vendido caso não pague o imposto em 11 dias. Decidem levantar o dinheiro, reunindo a banda de Blues numa "missão divina".

irmaos 1 Revisitando clássicos em Blu ray: <i>The Blues Brothers</i>

Saiu em Blu-ray nos EUA e logo aqui (porque nisso estamos em cima, saiu lá, logo depois fica disponível aqui para incrementar um mercado que felizmente agora está crescendo). Esta é a versão especial com cerca de 18 minutos a mais que a original (na verdade, a edição traz as duas, a que passou nos cinemas e esta versão chegou a sair em DVD no Brasil).

Há uma história curiosa por trás disso: o filme foi concebido originalmente para ser exibido pelo sistema “road show” (exibir apenas num cinema por cidade grande deixando muito tempo em cartaz, a preços mais altos, antes de ser distribuído nacionalmente). Mas o estúdio mudou de ideia.

irmaos 4 Revisitando clássicos em Blu ray: <i>The Blues Brothers</i>

A versão original do filme tinha inclusive um intervalo no meio e durava por volta de três horas. Mas o diretor John Landis foi obrigado a cortar o filme depois de uma única exibição para convidados. Só que esse “director´s cut” se perdeu. Landis tentou rastreá-la, mas descobriu que a Universal tinha jogado fora todas as sobras, até mesmo negativos (os não usados, claro) e a parte sonora.

Com a ajuda de George Folsey Jr ele conseguiu restaurar apenas 18 minutos, que são estes agora disponíveis. Mas o que o filme deveria ter sido parece mesmo perdido para sempre (ou, quem sabe, sempre resta a esperança de estar escondido na casa de algum colecionador que o salvou do lixo).

irmaos 5 Revisitando clássicos em Blu ray: <i>The Blues Brothers</i>

Na época este filme fez mais sucesso nos EUA do que no Brasil, mas acabou virando cult e dando origem à rede de nightclubs chamada House of Blues, de propriedade de Aykroyd (e também responsável pelo renascimento de uma forma de música negra que parecia esquecida, o blues), que é canadense, originário do grupo de improvisação famoso de Chicago Second City e que depois o levou para o Saturday Night Live, onde passou a fazer parceria com Belushi.

Mas em todas as entrevistas confirma sua alegria em se apresentar em shows e sua vocação mais para a música do que para ser ator (ele chegou a ser indicado ao Oscar de coadjuvante por Conduzindo Miss  Daisy, mas não voltou a fazer cinema desde 1998, quando trabalhou na continuação. Desde então se dedicou a videogames com Ghostbusters e continua a planejar mais uma continuação desse Os Caça-Fantasmas, que parece difícil de se concretizar. Mas música, melhor dizendo, blues, passou a ser seu negócio.

irmaos 2 Revisitando clássicos em Blu ray: <i>The Blues Brothers</i>

O filme é também famoso por suas extravagantes e espetaculares perseguições e trombadas de automóveis pelas ruas de Chicago (já que em fato sem precedente antes ou depois, o prefeito e os políticos da época deram total acesso a todos os lugares, permitindo mesmo que filmassem dentro de um Shopping (Mall). Todos em entrevistas fazem questão de afirmar que um filme como este e cenas como aquelas não conseguiriam ser feitas hoje em dia (apesar de que para cenas desse tipo atualmente sejam utilizados efeitos digitais).

É engraçado que foi Aykroyd quem escreveu o roteiro original do filme e em sua primeira versão tinha por volta de 400 páginas (calcula-se um minuto por página, dá para se ter uma ideia então de que tamanho seria o filme). Mas parece que este queria colocar todas as ideias no papel e deu a missão para Landis reduzí-lo.

irmaos 7 Revisitando clássicos em Blu ray: <i>The Blues Brothers</i>

Aqui quero fazer um parênteses. Não entendo porque o diretor John Landis foi esquecido e desprezado, embora ainda seja relativamente novo e tenha em seu currículo alguns clássicos do cinema moderno, além deste, O Clube dos Cafajestes (onde já trabalhava com John Belushi) e Um Lobisomen Americano em Londres. Vamos dar uma recordada em sua carreira:

John Landis (1950)

johan Revisitando clássicos em Blu ray: <i>The Blues Brothers</i>

Diretor americano, especialista em comédias, nascido em 3 de agosto em Chicago, Illinois, onde se passa justamente seu filme mais famoso, Os Irmãos Cara de Pau. Foi julgado e inocentado por assassinato involuntário do ator Vic Morrow e duas crianças durante a filmagem No Limite da Realidade. Mas cometeu outro erro: fez filmes demais, muitos deles fracos. Foi office-boy da Fox, stuntman, antes de começar com fitas de pequeno orçamento.

Sua sorte começou com Clube dos Cafajestes e o melhor trabalho ainda continua sendoUm Lobisomem Americano em Londres. Sem esquecer o clipe histórico da música Thriller, com Michael Jackson. Nos anos 90 caiu numa espantosa mediocridade errando até mesmo na continuação de seu cult Os Irmãos Cara de Pau.

lobi Revisitando clássicos em Blu ray: <i>The Blues Brothers</i>

Aos poucos,  a nostalgia o está trazendo de volta. Dirigiu episódios da série Psych (07), Fear Itself (08). Projetos: Epic Proportions, The Rivals.

Seu começo é bem  interessante: ao largar a high school resolveu ir para a Europa, onde conseguiu trabalho na antiga Iugoslávia como assistente de produção em Os Guerreiros Pilantras (70). Depois foi figurante e dublê em faroestes spaghetti. Conseguiu fazer seu primeiro filme aos 21 anos, com Schlock (73),uma homenagem aos filmes de monstros e onde ele mesmo aparecia vestido de gorila, o elo perdido! Já no segundo filme colaborava com os Irmãos Zuckers e Jim Abrahams.

É casado com a figurinista Deborah Nadoolman desde 1980 e com quem tem dois filhos. Um detalhe curioso: sua frase favorita é See You Next, Wednesday (Te Vejo Na Quarta-Feira), que pegou emprestado do seu filme favorito 2001, uma Odisseia no Espaço. Em Os Irmãos Cara de Pau a frase aparece num outdoor.  Conheci pessoalmente Landis, um sujeito extremamente simpático, barbudo, já meio grisalho, mas sempre entusiasmado e divertido. Vamos resgatá-lo?

Filmografia

3 amigos Revisitando clássicos em Blu ray: <i>The Blues Brothers</i>

1973 – Schlock (Saul Kahan, Landis. Também conhecido como The Banana Monster).
1976 – The Kentucky Friend Movie (Epis. Bill Bixtby, Donald Sutherland).
1978 – Clube dos Cafajestes (National Lampoon´s Animal House. Tim Matheson, John Belushi).
1980 – Os Irmãos Cara de Pau (The Blues Brothers. John Belushi, Dan Aykroyd).
1981 – Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London David Naughton, Griffin Dunne).
1983 – No Limite da Realidade (Twilight Zone. Epis. e prólogo. Vic. Morrow, Dan Aykroyd). Thriller – The Making of Thriller (Videoclip. Michael Jackson). Trocando as Bolas (Trading Places. Eddie Murphy, Dan Aykroyd).
1985 – Um Romance Perigoso (Into the Night. Michelle Pfeiffer, landis). Os Espiões que Entraram Numa Fria (Spies Like Us. Chevy Chase, Dan Aykroyd).
1986 – 3 Amigos (The Three Amigos. Chevy Chase, Steve Martin). As Amazonas na Lua (Amazon Women on the Moon. Epis.).
1988 – Um Príncipe em Nova York (Coming to America. James Earl Jones, Eddie Murphy).
1991 – Oscar – Minha Filha quer Casar (Oscar. Sylvester Stallone, Ornela Mutti).

Masters of Horror Revisitando clássicos em Blu ray: <i>The Blues Brothers</i>

1992 – Inocente Mordida (Innocent Blood. Anthony La Paglia, Anne Parillaud).
1994 – Um Tira da Pesada 3 (Beverly Hills Cop III. Eddie Murphy, Judge Reinhold).
1996 – Os Babacas (The Stupids. Tom Arnold, Jessica Lundy).
1998 – Os Irmãos Cara de Pau 2000 (Blues Brothers 2000. Dan Aykroyd, John Goodman).
1999 – Plano de Risco (Susan’s Plan ou Dying to Get Rich. Lara Flynn Boyle, Natassja Kinski).
2004 – Slasher (Doc. TV).
2006 – The Great Sketch Experiment (Epis. Kaci Aitchison, Jordan Allen-Dutton). Mestres do Terror ( Masters of Horror. Epis.TV. Family, Deer Woman).
2007- Mr. Warmth –The Don Rickles Project (Doc. TV).
2010- Burke and Hare (Isla Fisher, Simon Pegg).
2012-The Rivals (Projeto baseado em peça de Richard B. Sheridan, com Albert Finney e Imelda Staunton).

 

E quem foi John Belushi?

 

john1 Revisitando clássicos em Blu ray: <i>The Blues Brothers</i>

Essa é outra história que o tempo já apagou da memória de muita gente. Este foi o maior sucesso da curta carreira do comediante Belushi (1949-82), revelado no Saturday Night Live e que logo depois morreria de overdose de drogas no famoso Chateau Marmont, que aparece no filme de Sofia Coppola, quando estava junto com Akyroyd e Carrie Fisher.

Todos na edição dizem que ele era “um bom homem, mas um bad boy” (inclusive seu irmão mais novo que continua a fazer carreira agora na televisão James Belushi). John era filho de emigrantes albaneses e nasceu em 24 de janeiro de 49, em Chicago, embora tenha sido criado em Wheaton. Foi jogador de futebol até descobrir sua vocação de humorista e entrar para o grupo Second City. Dali foi para o Saturday Night junto com Dan e logo para o estrelato no cinema.

Seus primeiros filmes não foram sucesso, o drama Old Boyfriends (79), um papel de coadjuvante no faroeste cômico dirigido e estrelado por Jack Nicholson Com a Corda no Pescoço (78) e junto com Dan, mas em cenas separadas no maior fracasso de  Spielberg, a comédia 1941 (79). Por sorte ele já tinha feito O Clube dos Cafajestes, que os americanos amam até hoje e onde criou o papel do sujinho e cafajeste John Blutarsky (na verdade, Belushi era mais engraçado na TV do que conseguiu nos filmes). Também esteve depois de Blue Brothers, Brincou Com o Fogo, Acabou Fisgado (Continental Divide, de Michael Apted, 81) e no seu último trabalho o bizarro Estranhos Vizinhos (81), de John Avildesen, com Dan e Cathy Moriarty.

john 2 Revisitando clássicos em Blu ray: <i>The Blues Brothers</i>

Outra coisa notável do filme e pelo qual é mais lembrado hoje em dia é a participação musical de ícones do Rhythm & Blues. Segundo Landis, a grande dificuldade não foi consegui-los porque, a não ser por Ray Charles, (1930-2004) estavam todos meio desempregados, mas fazer com que eles conseguissem dublar as canções, já que estavam acostumados a cada vez interpretá-las de forma diferente, pessoal. Em dois casos, não conseguiu e teve que gravar o vocal ao vivo, no de James Brown (1933-2006) e John Lee Hooker (1917-2001).

Temos ainda Aretha Franklin (ainda viva), Cab Calloway (1907-94), mas não B.B.King (1925 e ainda vivo), que só está na continuação. Outro dado curioso: a princípio usaram amadores como dançarinos, mas depois acharam que não deu certo e chamaram profissionais que tiveram até mesmo que dançar na rua em pleno inverno gélido!

Com a Corda no Pescoço Revisitando clássicos em Blu ray: <i>The Blues Brothers</i>

Vemos também de pontinhas de gente famosa como Twiggy, Paul Reubens, Frank Oz (dos Muppets e Yoda, como o empregado da prisão que libera Belushi logo no começo) e principalmente Steven Spielberg, como um caixa de banco que é assaltado (raríssima aparição como ator com falas). Não é para qualquer um, mas melhor que sua continuação, Os Irmãos Cara de Pau 2000 (98), onde Belushi foi substituído por John Goodman e faltou uma melhor história (esse filme também saiu em Blu-ray).

Há várias coisas curiosas no filme, como (na versão de cinema) o fato deles usarem “shades” (óculos escuros e  Elwood - Dan) remove seu chapéu apenas três vezes no filme inteiro. Os óculos apenas uma. Jake (Belushi) também tira os óculos quando fala com Carrie Fisher, mas nunca o chapéu!

Na época da estreia o filme tinha o recorde em número de carros  trombados. Paul Shaffer, famoso pelo programa de David Letterman, foi um membro original da banda e iria estar no filme. Segundo seu livro de memórias, foi despedido por Belushi por estar trabalhando em outro filme, Gilda Live, dizendo que era deslealdade. Como as coisas  mudam com o tempo, quando o filme fez 30 anos, o jornal do Vaticano L'Osservatore Romano disse que era “um clássico católico e recomendou aos fieis! Landis faz pontinha no carro policial , o segundo deles que persegue o bluesmobile no shopping.

Dizem que John Landis gosta tanto do música Garota de Ipanema que a coloca em vários filmes, aqui aparece num elevador.

Veja mais:
+ Curta o R7 no Facebook

+ Siga o R7 no Twitter

+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009-2011 Rádio e Televisão Record S/A