3 dezembro 2011 às 11:54
Nova temporada TCM – 50 Filmes para Ver Antes de Morrer- Parte 3
Dia 3 de dezembro, sábado.
Todos os dias até 25 de dezembro estarei apresentando pelo canal TCM a nova edição dos 50 filmes que você não pode perder antes de morrer. São dois filmes por noite, todos eles importantes e notáveis.
22h – Patton, Rebelde ou Herói? (Patton, 1970)
É interessante como existe ate hoje um público fiel aos filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. Mas de todos eles, um dos melhores é sem dúvida o que vamos assistir agora, a superprodução Patton, que ganhou originalmente no Brasil um subtítulo que questionava: rebelde ou herói? Era uma coisa inédita questionar o protagonista, certamente resultado do roteiro brilhante escrito por Francis Ford Coppola, que procurou dar uma visão humana e multifacetada de um grande e polêmico oficial americano. Não foi feito para louvá-lo, mas para pintar um retrato autêntico do general americano George Patton, que foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da invasão aliada da Europa e a vitória sobre os nazistas. Mas também um homem que não suportava fraquezas e que teve problemas ao esbofetear um soldado.
Embora seja lembrado hoje em dia mais porque George C. Scott recusou o Oscar de melhor ator, que ganhou afirmando não acreditar em prêmios, garanto que é um dos melhores filmes de guerra já realizados, vencedor de outros seis Oscars (filme, diretor Franklin Schaffer, roteiro original – de Coppola e Edmund North – direção de arte, montagem e som). Produzido em plena Guerra do Vietnã, é um caso único de uma fita que agradou os pacifistas tanto quanto aos belicosos.
Oliver Stone chegou a acusar o filme de ter influenciado o presidente Nixon a invadir o Cambodja provocando assim indiretamente o massacre do Khmer Vermelho! Mas é uma biografia épica e extraordinária, que desenha um retrato cheio de contradições de uma figura notável, cheia de defeitos e qualidades, um líder nato que cometeu muitos erros.
É famoso também por sua incrível cena de abertura, onde faz o discurso saindo de uma bandeira americana – de background– e dizendo que “nenhum bastardo ganhou uma guerra morrendo por seu país, mas fazendo os outros bastardos morrerem”. O filme não teria funcionado não fosse à interpretação impressionante de Scott no papel principal. Mas também é um belo trabalho do diretor Schaffner falecido em 1989, que também fez o primeiro Planeta dos Macacos.
1h05 – Seu Último Refúgio (High Sierra, 1941)
Olá, vamos assistir hoje ao filme que transformou Humphrey Bogart em astro e num dos maiores ídolos do cinema. Durante mais de 10 anos desde 1930, Bogart foi contratado pelos estúdios da Warner para fazer principalmente papeis de gângster. Raramente era o protagonista, em geral morria no meio da história, ou era o melhor amigo do mocinho. Foram inacreditáveis 39 filmes até conseguir sua maior chance neste filme clássico, Seu Último Refúgio (High Sierra) de Raoul Walsh. E sabem a quem ele deve esta chance? A dois colegas e rivais, Paul Muni, o Scarface original e George Raft, que não gostaram do roteiro e recusaram o papel que acabou se tornando o primeiro grande êxito de Bogart, o gângster Roy Earle, que vai para comandar um assalto nas Sierras Nevadas e acaba se encantando por uma jovem cega, a bela e futura estrela Joan Leslie.
Quem escreveu o roteiro foi o futuro diretor John Huston, de O Tesouro de Sierra Madre, baseado num livro do famoso escritor W.R. Burnett, que também inspirou Scarface, O Segredo das Joias e Fugindo do Inferno. Nos letreiros o primeiro nome ainda não é de Bogart, mas de uma grande estrela do estúdio, Ida Lupino. Na verdade, uma excelente atriz, mas hoje esquecida, ao contrário de Bogart, que agora é considerado o astro mais querido e imitado da Idade de Ouro de Hollywood. É aqui que ele encontra seu personagem ideal, o fora da lei durão por fora, mas com coração de ouro. Violento mas sensível, Machão, mas romântico. Claro que muito ajudado pela competente direção de um mestre Raoul Walsh, também no topo de sua forma.
Como a maior parte dos clássicos, este também foi refilmado de forma inferior, como faroeste pelo próprio Walsh como Golpe de Misericórdia/Colorado Territory, em 49, com Joel McCrea, e depois em 55, como Morrendo a Cada Instante/I Died a Thousand Times. Outro detalhe importante: prestem atenção na participação em começo de carreira de mais dois futuros astros, Arthur Kennedy e o muito jovem Cornel Wilde.
Mas é graças a Bogart que Seu Último Refúgio/High Sierra, que vocês vão assistir agora é um dos 50 filmes que vocês não podem perder.
Veja mais:
+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!
+ Curta o R7 no Facebook
+ Siga o R7 no Twitter
+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7















