Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aécio Neves diz que PSDB vai apresentar auditoria das urnas eletrônicas no 2º semestre

Candidato derrotado nas eleições, senador diz não querer "questionar o que ficou para trás"

Brasil|

Aécio Neves em audiência pública no Senado
Aécio Neves em audiência pública no Senado Aécio Neves em audiência pública no Senado

Candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2014, Aécio Neves (PSDB-MG), disse nesta quinta-feira (16), durante audiência pública na Câmara sobre a reforma eleitoral, que seu partido vai apresentar no segundo semestre um estudo sobre os dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento foi realizado por 30 técnicos contratados pelo PSDB, sigla da qual é presidente nacional.

— Não estamos dando alarde muito grande (ao estudo), porque o objetivo não é questionar o que ficou para trás.

Segundo ele, o PSDB quer entender se existem vulnerabilidades no sistema eletrônico de votação para apresentar aos demais partidos.

— Nossa ideia é convidar os demais partidos para, a partir do segundo semestre, fazer um grande debate e a apresentação desse trabalho e das eventuais vulnerabilidades constatadas. Isso para que possamos avançar para um sistema que preserve ao eleitor um avanço (a urna eletrônica), mas que garanta minimamente a sua conferência quando a Justiça Eleitoral achar que é necessário.

Publicidade

Reforma política sem políticos: sociedade pode propor mudanças sem esperar pelo Congresso

Aécio afirmou que o questionamento da urna não seria uma "olhada no retrovisor" pelo fato de ter sido derrotado na eleição presidencial de 2014.

Publicidade

— Quando, depois das últimas eleições, buscamos uma auditoria do Tribunal Eleitoral, alguns acharam que aquilo era uma revanche, era uma tentativa de questionar o resultado eleitoral.

Leia mais notícias sobre política

Publicidade

O senador afirmou que foi "o primeiro brasileiro a reconhecer o resultado das urnas".

— O que buscamos fazer e, existe processo junto ao TSE, não é auditoria das urnas, é compreensão das urnas sobre a vulnerabilidade do sistema.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.