Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aécio vê pesquisas longe de vontade do eleitor e diz que Dilma já é derrotada

Brasil|

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, disse nesta quinta-feira, minutos após pesquisas o colocarem atrás de Dilma Rousseff (PT) na disputa presidencial, que os levantamentos não capturaram a vontade do eleitor no primeiro turno e que a petista já está derrotada, independente do resultado eleitoral.

"O que nós vimos no primeiro turno em relação às pesquisas eleitorais foi uma distância muito grande entre a vontade do eleitor e o que as pesquisas manifestavam", disse o tucano a jornalistas no Rio de Janeiro.

Aécio voltou a lembrar que durante boa parte da campanha do primeiro turno os levantamentos o colocavam em um distante terceiro lugar e, ainda assim, ele chegou à disputa com Dilma.

"Nós temos todas as chances de ganhar. Nós temos várias pesquisas, de pelo menos três institutos, que estão fazendo pesquisas quase que diárias para nós e nos colocam alguns pontos na frente."

Publicidade

O tucano garantiu que sua candidatura não está desidratando e afirmou que houve um crescimento muito forte de seu nome no segundo turno.

Os comentários de Aécio foram feitos logo após pesquisas Ibope e Datafolha, divulgadas nesta quinta-feira, mostrarem Dilma pela primeira vez no segundo turno liderando a corrida para além da margem de erro.

Publicidade

O tucano voltou a criticar a estratégia de campanha da presidente, que ele diz ser recheada de "mentiras", e afirmou que, independentemente do resultado da eleição de domingo, Dilma já é derrotada.

"Essa será, sim, uma eleição disputada, eu reconheço. Mas nós vamos vencer porque há uma onda muito grande de mudança no país. Meu &animo não diminui um segundo sequer", disse ele.

Publicidade

Para Aécio, o PT usa contra ele no segundo turno a estratégia da desconstrução de imagem, a mesma tática adotada contra os ex-candidatos do PSB Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em agosto, e Marina Silva, que substitui Campos e terminou o primeiro turno com o terceiro lugar.

"Para mim, a candidata oficial já é uma derrotada independente do resultado eleitoral, pela campanha que se permitiu fazer. Isso não honra ninguém, isso não dignifica a política. Portanto, eu vou continuar firme para responder a todos os ataques, mas com enorme determinação de apresentar propostas e, vencendo as eleições, governar para todos os brasileiros."

Aécio classificou a campanha petista como "a mais sórdida e mentirosa de todas as campanhas" e também voltou a disparar contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o tem criticado em eventos de campanha pró-Dilma e chegou a se referir ao candidato do PSDB como "filhinho de papai".

"Acho que essas declarações apenas o apequenam. Infelizmente, o presidente Lula sai da campanha como uma figura menor da política brasileira", criticou Aécio.

O tucano procurou mostrar confiança na vitória na votação de domingo e disse que tem observado um movimento pela mudança nas ruas do Brasil.

“Estou muito confiante e o movimento que temos assistido no Brasil inteiro é algo avassalador, um sentimento por mudança que é algo muito maior ao sentimento de apoio a candidatura ou a um partido político”, disse.

A três dias do segundo turno, o tucano convocou a militância para ir às ruas e vestir as cores do Brasil para garantir a vitória no próximo domingo.

“Estou muito confiante.... vejo as pesquisas como um estímulo aos nossos companheiros que querem mudar e que fiquem alerta porque temos todas as chances de ganhar... domingo que vem vamos vencer e escrever uma nova página na história do Brasil”, declarou.

None

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.