Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ANP permite que Cemes Petróleo suspenda prazos de blocos na Bacia de São Francisco

Brasil|

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aceitou o pedido de suspensão de prazos para atividades em três blocos operados pela Cemes Petróleo, na Bacia de São Francisco, segundo ata de reunião de diretoria da autarquia publicada nesta quinta-feira.

A suspensão será válida, segundo a agência reguladora, até que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) conclua parâmetros para o licenciamento ambiental para fraturamento hidráulico.

A técnica, que consiste na explosão de rochas subterrâneas, além da injeção de produtos químicos e de água, é necessária para a extração de gás não convencional do subsolo.

A companhia pediu a suspensão de prazo dos contratos dos blocos SF-T-120 e SF-T-127, além da suspensão de prazo do Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) de um poço no bloco SF-T-132.

Publicidade

Nos dois primeiros blocos, a Cemes tem 51 por cento de participação e tem como sócias a Cemig e a Codemig, cada uma com 24,5 por cento de participação. Já no terceiro bloco a Cemes tem 51 por cento e tem como parceira apenas a Codemig.

Pedido semelhante foi feito pela Petra Energia, que deseja suspender temporariamente seus contratos de 24 blocos de exploração também na Bacia de São Francisco. A decisão ainda não foi publicada pela agência reguladora.

Publicidade

A exploração de gás em terra no Brasil tem encontrado dificuldades, devido a falta de conhecimento e de regulação sobre as técnicas necessárias.

A Justiça de Estados como do Paraná, São Paulo e Bahia chegou a suspender a licitação de blocos arrematados na 12ª Rodada de Licitações da ANP, de 2013, que leiloou áreas em terra com potencial para gás natural.

Publicidade

None

(Por Marta Nogueira)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.