Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apesar de resistência, proposta que altera meta fiscal pode ser votada hoje em plenário

Proposta que muda cálculo do superávit primário passou ontem na Comissão de Orçamento

Brasil|Da Agência Brasil

Parlamentares do Senado e da Câmara devem votar matéria hoje
Parlamentares do Senado e da Câmara devem votar matéria hoje Parlamentares do Senado e da Câmara devem votar matéria hoje

O plenário do Congresso Nacional pode votar ainda nesta terça-feira (25) o projeto que altera a meta de resultado primário deste ano. Após um debate acirrado entre parlamentares do governo e da oposição, a proposta foi aprovada em comissão na noite de ontem.

A votação final da matéria, no entanto, não deve ser fácil. Ontem, ainda na CMO (Comissão Mista de Orçamento), os 39 destaques apresentados à proposta foram rejeitados pelo relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Em defesa do texto aprovado na CMO, Jucá disse que os governistas não estavam fazendo nada que não tenha sido feito em anos anteriores.

— De 2007 a 2014, votamos sete LDOs [Leis de Diretrizes Orçamentárias] e cinco alterações foram feitas. Não estamos alterando meta de superávit, mas a ampliação da banda de abatimento da margem do superávit, o que é diferente da fixação de meta.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

A oposição classificou o texto como um “cheque em branco” a ser dado pelo Congresso ao governo da presidente da República Dilma Rousseff e, por isso, vai obstruir a sessão. O deputado Izalci (PSDB-DF) afirmou que "perdemos a batalha, não a guerra. Na terça-feira [hoje] tem mais”. 

Publicidade

Além da resistência da oposição para que a proposta seja votada, deputados e senadores precisam limpar a pauta trancada por 38 vetos presidenciais e quatro projetos de lei.

Na lista de vetos que estão pendentes está, por exemplo, o que rejeitou integralmente as novas regras para a criação de municípios (Projeto de Lei Complementar 397/14).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.