Brasil

26/2/2013 às 19h28

Após se reunir com Dilma, Cid Gomes ataca ex-presidente Fernando Henrique

Tucano afirmou que a atual mandatária do País é "ingrata" com seu legado

Reuters

Após se reunir com a presidente Dilma Rousseff, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), saiu em defesa da petista nesta terça-feira, dizendo que ela não tem que agradecer por nada ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que afirmou na segunda-feira (25) que Dilma era "ingrata" ao não reconhecer a herança do governo do PSDB para o país.

— Se o Fernando Henrique tivesse feito algum favor a Dilma, ele teria algum motivo para dizer que ela é ingrata. Mas qual foi o favor que o Fernando Henrique fez a Dilma? Nenhum.

A declaração de Fernando Henrique foi uma resposta ao discurso da presidente na semana passada, quando o PT festejou 33 anos de fundação e dez anos no comando do governo federal. Na ocasião, Dilma afirmou que o governo petista não havia "herdado" nada dos tucanos e que o PT teve que "construir" tudo.

Leia mais notícias no R7

Para Cid, Dilma não tem porque agradecer aos tucanos também porque assumiu depois do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, portanto, foi essa herança que recebeu. Ele aproveitou para criticar a gestão do PSDB no governo federal.

— Vamos fazer um esforço de memória? O Lula encontrou o Brasil com FMI (Fundo Monetário Internacional), ninguém podia fazer nada sem pedir permissão ao FMI, a dívida do país num patamar dos mais elevados da nossa história e o patrimônio do país reduzido a um terço... Se a herança que ele (Fernando Henrique) diz é essa, me perdoe, mas ele devia... esquecer um pouco.

A troca de farpas entre governo e oposição tem aumentado nas últimas semanas desde que a presidente começou a preparar seu projeto de reeleição, conversando com partidos aliados e pedindo apoio para 2014, levando a oposição a também antecipar sua estratégia para a disputa eleitoral.

Ciro

Cid também afirmou que não está trabalhando a pedido de Dilma contra a possível candidatura ao Palácio do Planalto do presidente da sua legenda, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

— Isso é procurar chifre em cabeça de cavalo.

Cid publicamente defende que o PSB apoie a reeleição de Dilma em 2014 e deixe o projeto de candidatura própria para 2018, ou ainda assuma o lugar de vice-presidente na próxima eleição, substituindo o PMDB. Essa hipótese já foi rejeitada pelos peemedebistas.

Cid disse ainda que não há uma briga no partido, depois que seu irmão, Ciro Gomes, ter afirmado que Campos não teria propostas para o Brasil e, por isso, não deveria se candidatar à Presidência.

1 Conversei com o Ciro hoje (terça), eu não tinha conversado com ele, o que ele me disse é que não fez nenhum gesto de agressão ao Eduardo. Disse que tem preocupações com projetos para o Brasil, e falou isso genericamente. Eu já tinha conversado com o Eduardo, o Eduardo me disse também brincando que a mãe dele dizia que dois só brigam quando os dois querem, quando um não quer não tem briga. E ele jamais vai brigar com o Ciro. Então, eu espero que essa questão seja ou esteja superada.

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
Pechinchas

Leilão da PF vende caminhonete por R$10,5 mil e GM Omega por R$ 1,8 mil

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Esposa modelo

Conheça Letícia Weber, a mulher do senador e pré-candidato Aécio Neves

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Duro na queda!

Novos blindados do Exército resistem a explosões e atingem alvo a 2.000 metros

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Relacionamento

Amor na política: conheça os casais que se formam nos bastidores da vida pública

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
  • Últimas de Brasil

  • Últimas de Notícias

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!