Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Arrecadação federal despenca quase 13% em novembro com menos receita extraordinária

Brasil|

BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal arrecadou 104,470 bilhões de reais em impostos e contribuições em novembro, com queda real de 12,86 por cento sobre igual mês do ano passado, influenciado sobretudo pela forte retração nas receitas geradas pelo programa de refinanciamento de débitos tributários (Refis).

Pesquisa Reuters feita com analistas do mercado mostrou que a mediana das expectativas era de que a arrecadação somaria 106 bilhões de reais no mês passado.

Segundo informou a Receita Federal nesta segunda-feira, a arrecadação do Refis somou 8,146 bilhões de reais em novembro deste ano, enquanto em igual mês do ano passado rendeu 22,770 bilhões de reais.

De janeiro a novembro, ainda segundo a Receita, a arrecadação somou 1,073 trilhão de reais, com queda real de 0,99 por cento em relação a igual período do ano anterior.

Publicidade

A fraca atividade econômica no país e as elevadas desonerações tributárias têm impactado as receitas. De acordo com os dados da Receita, as desonerações somaram 8,470 bilhões de reais em novembro e já acumulam no ano 92,932 bilhões de reais, com alta de 32,54 por cento sobre montante observado em igual período do ano passado.

(Por Luciana Otoni)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.