Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atividade de vulcão chileno mantém-se instável; cinzas alcançam sul do Brasil

Brasil|

SANTIAGO (Reuters) - A atividade do vulcão chileno Calbuco mantinha-se instável neste sábado, depois de iniciar um processo de erupção esta semana que criou uma espessa coluna de cinzas que já atingia o sul do Brasil.

O Calbuco, que entrou em erupção na quarta-feira, obrigou as autoridades chilenas a elevar o número de pessoas retiradas em mais de 6,5 mil, enquanto várias companhias aéreas internacionais decidiram cancelar preventivamente voos para Santiago, Buenos Aires e Montevidéu.

"A ocorrência de processos vulcânicos considerados perigosos somada à instabilidade atual do sistema, que pode evoluir para etapas de maior intensidade no curto prazo, sugere manter o raio de exclusão", disse o Escritório Nacional de Emergência em seu último relatório.

O vulcão localiza-se na região turística de Los Lagos, a cerca de 900 km ao sul de Santiago, e sua atividade apresenta-se no momento em que outro vulcão do país, o Villarica, também está em fase de erupção.

Publicidade

A erupção provocou na véspera degelos que geraram a retirada imediata de populações na beira dos rios, enquanto a nuvem de cinzas ampliava-se pelo território argentino, parte do Uruguai e já alcançava o Rio Grande do Sul.

Diante da menor atividade do vulcão, as autoridades chilenas decidiram permitir por algumas horas deste sábado a entrada na zona de exclusão de 20 km de pessoas que tinham sido retiradas para poder revisar suas casas, animais e retirar roupas e medicamentos.

(Por Felipe Iturrieta, com informação adicional de Malena Castaldi em Montevidéu, Brian Winter em São Paulo e Nicolás Misculin em Buenos Aires)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.