Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BC mantém ritmo e eleva Selic a 12,75% tentando conter alta da inflação

Brasil|

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central manteve o ritmo de aperto monetário e elevou nesta quarta-feira a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 12,75 por cento ao ano, em decisão unânime e amplamente esperada pelo mercado.

Com a decisão anunciada nesta quarta-feira, a Selic volta ao mesmo patamar de janeiro de 2009, diante de preocupações inflacionárias.

"Avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic em 0,50 p.p., para 12,75 por cento a.a., sem viés.", informou o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.

Pesquisa Reuters mostrou que as expectativas dos analistas eram praticamente unânimes de alta de 0,5 ponto da taxa básica de juros, diante do cenário de inflação elevada. Apenas cinco dos 48 economistas consultados esperavam um aumento menor, de 0,25 ponto percentual, principalmente devido ao risco de que os juros altos desacelerem ainda mais a economia.

Publicidade

"Essa manutenção do comunicado vai levar o mercado a precificar outra alta de 50 pontos para a próxima reunião. A manutenção do comunicado deixa o Copom... bastante livre para tomar qualquer decisão em função dos dados que surgirem ao longo do caminho", disse o economista-chefe do Santander, Mauricio Molan.

Ele prevê esta alta como a última do atual ciclo de aperto monetário e estima que Selic começará a cair a partir do quarto trimestre.

Publicidade

No fim de outubro, o Copom deu início ao atual ciclo de aperto monetário ao elevar a Selic em 0,25 ponto percentual, em decisão surpreendente e que contou com apoio de todos os membros do comitê. No encontro de dezembro, o Copom acelerou o ritmo e elevou a taxa em 0,5 ponto percentual, elevando novamente a Selic em 0,5 ponto percentual na reunião de janeiro.

O BC tem repetido que vai fazer o que for necessário para conter o avanço dos preços, com a inflação ultrapassando o teto da meta oficial --de 4,5 por cento, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 1,24 por cento em janeiro, chegando a 7,14 por cento em 12 meses encerrados no primeiro mês do ano. O dado referente ao mês passado será divulgado na sexta-feira --pesquisa Reuters mostra que a inflação deve ter subido 1,08 por cento em fevereiro e 7,54 por cento nos 12 meses até fevereiro.

None

(Reportagem de Luciana Otoni, Marcela Ayres e Silvio Cascione)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.