Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil registrou um estupro a cada 11 minutos em 2014

Apesar de queda dos indicadores oficiais, especialistas estimam que números sejam mais altos

Brasil|Do R7

Casos não notificados podem representar muito mais do que números divulgados
Casos não notificados podem representar muito mais do que números divulgados Casos não notificados podem representar muito mais do que números divulgados

Dados consolidados pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) e divulgados no 9° Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em 2014, foram comunicados à polícia 47.643 casos de estupro no País. A média é de um registro a cada 11 minutos. Em relação ao ano anterior, a redução foi de 6,7%.

Porém, o FBSP estima que essa seja apenas uma pequena parcela do que realmente acontece. Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum, explica o motivo.

— O crime de estupro é aquele que apresenta a maior taxa de subnotificação no mundo, então é difícil avaliar se houve de fato uma redução da incidência deste crime no País.

Nas estimativas do FBSP, em 2013, ocorreram entre 136,1 mil e 476,5 mil casos de estupro em todo o Brasil. Estudos internacionais apontam que apenas 35% das vítimas desse tipo de crime comunicam a polícia.

Publicidade

Uma pesquisa feita pelo Datafolha em 84 cidades com mais de 100 mil habitantes constatou que 67% das pessoas têm medo de ser vítima de agressão sexual. Desses, 90% são mulheres, principalmente, de baixa renda.

Os dados foram coletados juntos às polícias de todos os Estados. São Paulo lidera em número de registros, com 10.026 casos (21%). Mas já houve redução de 16,8% em relação a 2013.

Publicidade

Segundo Samira, analisando dados de outros países é possível crer que no Brasil poucas vítimas prestam queixa.

— A comparação com as taxas de países europeus, como a Suécia, onde a taxa de estupros é 150% superior à brasileira, sugerem que a subnotificação deste crime é realmente maior no Brasil.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil

São Paulo é a capital com menor número de assassinatos no País; veja as outras

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.