Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara comemora Dia da Liberdade de Imprensa em meio a críticas ao projeto de regulação da mídia 

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é celebrado no dia 3 de maio

Brasil|Do R7

Parlamentares ressaltaram a importância dos meios de comunicação para o fortalecimento da democracia
Parlamentares ressaltaram a importância dos meios de comunicação para o fortalecimento da democracia Parlamentares ressaltaram a importância dos meios de comunicação para o fortalecimento da democracia

A Câmara dos Deputados comemorou nesta terça-feira (28) o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, celebrado no dia 3 de maio. Em sessão solene realizada no Plenário Ulysses Guimarães, parlamentares e representantes de associações ligadas à comunicação ressaltaram a importância dos meios de comunicação para o fortalecimento da democracia.

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), abriu a sessão e criticou a tentativa do governo de apresentar um Projeto de Lei propondo a regulação financeira das empresas do setor.

— Eu acho que é sempre um bom momento para a gente refutar qualquer tipo de regulação de mídia.

Cunha já declarou que enquanto estiver à frente da Casa não aceitará projetos que limitem o poder econômico das empresas ou regulem os conteúdos veículados.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto também participou da solenidade e disse que não há suporte na Constituição Federal para a proposta. Britto se posicionou contra qualquer sugestão nesse sentido.

Publicidade

— A imprensa existe plenamente livre para controlar o Estado e não para ser controlada pelo Estado. Eu vejo estas tentativas de controle da imprensa com muita preocupação.

O presidente da Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) e da Rede Record, Luiz Cláudio Costa, compartilha da mesma opinião. Costa defendeu que há uma legislação que regula a concessão dos serviços públicos de rádio e difusão e que por isso não existe a necessidade de uma nova lei.

Publicidade

— Toda vez que você tenta cercear de alguma maneira a imprensa, seja por domínio econômico seja por domínio de conteúdo, você está cerceando a liberdade.

Costa destacou ainda que a primeira coisa que se tenta controlar quando se pretende atacar a democracia é a informação. Ele ainda lembrou que durante o regime militar esse direito foi retirado dos cidadãos como forma de controlar a população.

— Quem não viveu os anos de chumbo, os anos da ditadura, não tem noção de quanto vale essa liberdade. A gente não pode banalizar esse direito que foi conquistado com muita luta. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.