Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campanha ensina como identificar violência e abuso contra idoso

'Fique atento aos sinais' faz palestras em 12 estados; denúncias de violência e maus-tratos contra idosos subiram 59% na pandemia

Brasil|Do R7

Campanha ensina como identificar violência e abuso contra idoso
Campanha ensina como identificar violência e abuso contra idoso Campanha ensina como identificar violência e abuso contra idoso

Ao longo deste mês de junho, o programa social Calebe está promovendo a campanha ''Fique atento aos sinais'', que tem como objetivo combater a violência contra o idoso. A ação prevê a realização de palestras, em 12 estados brasileiros, com assistentes sociais, psicólogos e advogados, sobre a violência física, psicológica, financeira e sexual contra pessoas dessa faixa etária.

Com esta iniciativa, o Calebe se engaja no Junho Violeta, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de difusão da cultura da proteção à pessoa idosa em todo o mundo.

De acordo com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, o número de denúncias de violência e de maus tratos contra os idosos no Brasil aumentou 59% durante a pandemia do novo coronavírus.

A campanha “Fique atento aos sinais” tem por objetivo ensinar quais são os sinais que evidenciam que um idoso pode estar sendo vítima de violência, fato que precisa ser denunciado para a proteção da vítima. Nas palestras, foram distribuídas apostilas e exemplares do Estatuto do Idoso.

Publicidade

Antônio Santana, responsável pelo Calebe no Brasil, explica que muitas pessoas de idade avançada sofrem agressões e outros assédios em casa, por parte da própria família. “Nosso esforço neste mês de junho é para conscientizar a comunidade. Estamos orientando a sociedade para que todos ajudem a prevenir certas situações mais graves.”

Ações de conscientização da campanha
Ações de conscientização da campanha Ações de conscientização da campanha

Violências e abusos

Publicidade

Além da violência física, o Calebe alerta para outro tipo de ataque contra os idosos: o abuso financeiro e material.

Nesta fase da vida, as capacidades cognitiva e de percepção vão diminuindo nos indivíduos. Por isso, os idosos são mais vulneráveis e sujeitos à exploração imprópria ou ilegal, por familiares, profissionais e empresas, de seu patrimônio e recursos financeiros.

Publicidade

“Esse tipo de crime pode ocorrer quando o idoso, por necessitar de ajuda, confia em alguém próximo, e essa pessoa acaba se aproveitando”, explica a voluntária Noemi Clara Manuel, assistente social.

Mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, o Calebe foi criado em 2009 com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida à pessoa idosa.

Respeitando todos os protocolos sanitários, o programa social Calebe visita asilos, hospitais e residências e seus voluntários desenvolvem ações de entretenimento, saúde, beleza, orientação jurídica e apoio social. Também são realizados cursos de alfabetização básica, idiomas e tecnologia, de forma regular e gratuita.

Em 2020, foram 1,3 milhão de beneficiados pelas ações do programa social.

Campanha ensina como identificar violência e abuso contra idoso
Campanha ensina como identificar violência e abuso contra idoso Campanha ensina como identificar violência e abuso contra idoso

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.