Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cardozo defende aprovação do Marco Civil da Internet sem alterações no Senado

José Eduardo Cardozo avalia que texto "contrariou interesses" e por isso deve sofrer pressão

Brasil|Do R7

Ministro se reunirá com presidente do Senado para acertar tudo
Ministro se reunirá com presidente do Senado para acertar tudo Ministro se reunirá com presidente do Senado para acertar tudo

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu nesta segnda-feira (31) a aprovação do Projeto de Lei do Marco Civil da Internet sem alterações no Senado.

De acordo com o ministro, o texto aprovado na semana passada pela Câmara “contrariou muitos interesses” e, por isso, deve haver intensa pressão para que sejam feitas modificações na proposta.

— É claro que o projeto contrariou interesses econômicos, certas visões, mas acho que conseguimos uma vitória espetacular, que não deve ser alterada, nem maculada por absolutamente nada. Portanto, acredito que o Senado irá aprovar o texto do marco civil, que brinda todos os brasileiros e todo o país como um país de vanguarda nessa área, na busca de um caminho que respeite a pluralidade e a democracia nessa área tão importante.

Leia mais notícias no R7

Publicidade

Ele informou que conversará ainda hoje com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para tentar viabilizar a votação rápida da proposta.

— É óbvio que interesses tentarão criar obstáculos, confundir, mas a opinião pública sabe muito bem que este projeto é um texto que, para o mundo, se coloca como exemplo. Gostaria muito que ele fosse aprovado com a máxima rapidez. A sociedade brasileira espera isso e será uma grande conquista.

Publicidade

Em tramitação no Congresso Nacional há três anos, o projeto define os direitos e deveres de usuários e provedores de serviços de conexão e aplicativos na internet. A aprovação pelo Congresso abrirá caminho para que os internautas brasileiros possam ter garantido o direito à privacidade e à não discriminação do tráfego de conteúdos. A proposta foi aprovada pelos deputados depois de intensos debates.

Entre os principais pontos do projeto estão a garantia do direito à privacidade dos usuários, especialmente à inviolabilidade e ao sigilo de suas comunicações na rede mundial de computadores. Atualmente, as informações são usadas livremente por empresas que podem comercializar esses dados para setores de marketing ou vendas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.