Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cassado em 2012, Demóstenes Torres quebra silêncio, reafirma amizade com bicheiro e ataca senador

“Ronaldo Caiado é um oportunista”, diz ex-parlamentar em artigo inflamado

Brasil|Do R7

Demóstenes Torres foi teve o mandato de senador cassado em 2012
Demóstenes Torres foi teve o mandato de senador cassado em 2012 Demóstenes Torres foi teve o mandato de senador cassado em 2012

Dois anos e nove meses se passaram desde que Demóstenes Torres teve seu mandato de senador cassado. Só agora que o ex-parlamentar decidiu quebrar o silêncio e falar sobre o escândalo público do qual foi um dos protagonistas. Em um artigo publicado pelo jornal Diário da Manhã, de Goiás, Torres diz que foi “vítima de um grande complô”, reafirma a amizade com o bicheiro Carlinhos Cachoeira e parte para o ataque contra o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Demóstenes foi acusado de corrupção passiva e de usar seu cargo de senador para favorecer os negócios de Cachoeira. As suspeitas resultaram na cassação do mandato em 2012. Segundo ele, a opção pela reclusão era até que a justiça terminasse o julgamento do caso.

— Fui vítima de um grande complô, que, ao final, será desnudado. Sofri toda espécie de acusação, pilhagem intelectual e moral, deserções e contrafações, a tudo resisti porque as esvaziarei.

Chinaglia compara Eduardo Cunha a Demóstenes Torres

Publicidade

No artigo, Demóstenes diz que não teve enriquecimento ilícito e destaca que não foi acusado de “desviar qualquer centavo público”.

— A acusação que pesava contra mim era ser amigo de Carlos Cachoeira. Era não, sou. (...) Clamei da tribuna que me investigassem, que me dessem o direito de defesa e do contraditório, tudo em vão. Em um processo sumário fui execrado e humilhado, o que não acontece com os parlamentares envolvidos na Operação Lava Jato, que contribuíram para o desvio de bilhões de dólares dos cofres da Petrobras.

Publicidade
O senador Ronaldo Caiado
O senador Ronaldo Caiado O senador Ronaldo Caiado

Acusações

A quebra de silêncio de Torres teve uma motivação: uma nota publicada na revista Veja em que Ronaldo Caiado o acusa de ser uma “grande decepção” e um “traidor”. Foi o suficiente para que o parlamentar cassado soltasse uma série de acusações e ofensas ao adversário político.

Publicidade

Segundo Demóstenes, Ronaldo Caiado foi financiado por Carlinhos Cachoeiras nas campanhas de 2002, 2006 e 2010.

— Ronaldo Caiado é um oportunista. Muitos que vivem fora de Goiás devem imaginar que ele é um coerente, uma figura emergida dos anseios das ruas, um puritano. Qual o quê! Na atividade política é um profissional de lupanar. (...) Quem pensa que Ronaldo Caiado é espontâneo se engana. Tudo é meticulosamente calculado.

Em seu texto, Demóstenes chama Caiado de “quadrúpede”, que “relincha” na tribuna do Senado e o acusa de já ter ameaçado o atual governador de Goiás, Marconi Perillo, de “resolver as coisas na faca”.

— Não posso dizer que você seja um mau-caráter, pois você simplesmente não o possui. É, na verdade, um espécie de Zelig oportunista e bravateiro.

O artigo ainda termina em tom ameaçador.

— Me deixe em paz, senador. Continue despontando para o anonimato. É o seu destino. Não me move mais interesses políticos. Toque sua vida, se fizer troça comigo novamente não o pouparei. Continue fingindo que é inocente e lembre-se que não está na sarjeta porque eu não tenho vocação para delator. Tome suas medidas prudenciais e faça-se de morto.

Tréplica

Ronaldo Caiado se defendeu das acusações com uma nota oficial intitulada “Apenas mais um bandido que enfrento”. O texto seguiu o tom de trocas de farpas e insultos.

— O comportamento do ex-senador Demóstenes Torres é típico de um psicopata. Cassado pelos seus pares, em seus momentos de alucinação, por não suportar a sua derrocada política e moral, ele tenta lançar mentiras contra mim. Pela fama que tem de montar dossiês, de perseguir e ameaçar as pessoas, até como fonte de manutenção de seus gastos faraônicos, acha que esse expediente vai funcionar comigo. Nessa moita que Demóstenes está escondido, não tem nenhum leão, apenas ratos.

Leia mais notícias de Brasil e Política

O senador negou qualquer envolvimento com o Carlinhos Cachoeira, diz que suas contas de campanha foram todas lícitas e chama Torres de “bicheiro”.

— Os dados estão divulgados para quem quiser conferir. Ameaça, Demóstenes, é coisa de bandido. Torne público o que você diz ter contra mim.

Demóstenes Torres julgado por oito crimes de corrupção passiva. Relembre:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.