Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com fim do recesso, Congresso retoma trabalho com votação da dívida dos Estados

Presidente da Câmara deve anunciar data da votação do pedido de cassação de Eduardo Cunha

Brasil|

Na Câmara, data da votação do processo de cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) deverá ser marcada por Rodrigo Maia
Na Câmara, data da votação do processo de cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) deverá ser marcada por Rodrigo Maia Na Câmara, data da votação do processo de cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) deverá ser marcada por Rodrigo Maia

Deputados e senadores retomam os trabalhos nesta semana no Congresso em ritmo de campanha eleitoral. O desafio para o governo será aprovar matérias econômicas em período de esvaziamento, provocado pelas eleições municipais.

Embora a economia seja o tema mais palpitante para o Palácio do Planalto, os momentos finais do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e a cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) serão os assuntos mais turbulentos das próximas semanas.

Nesses primeiros dias da volta às atividades, a Câmara dos Deputados terá uma pauta enxuta. A principal votação em plenário será o projeto de Lei Complementar de renegociação da dívida dos Estados com a União.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou sessões deliberativas de segunda a quarta-feira para tentar liquidar o assunto já nesta primeira semana.

Ele também incluiu na pauta três medidas provisórias (duas sobre abertura de crédito extraordinário para o Ministério do Esporte e para a Justiça Eleitoral e outra que prorroga a dispensa da revalidação de diploma para profissionais do programa Mais Médicos).

Publicidade

Maia tenta construir um acordo para aprovar o projeto da reestruturação da dívida dos Estados com a União. O principal imbróglio que tem gerado divergências até mesmo dentro da base se dá em relação à terceirização.

A pedido de governadores e servidores públicos, parlamentares querem convencer o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a retirar do projeto restrições a contratação de mão de obra terceirizada como uma das contrapartidas dos Estados.

Publicidade

A Fazenda ainda resiste em apoiar a retirada da restrição. As negociações sobre o texto só devem ser concluídas durante a votação.

Cassação

Sob pressão dos partidos da base governista e da oposição, o presidente da Câmara também vai avaliar o quórum desta primeira semana de trabalho e deve anunciar a data da votação do pedido de cassação de Cunha no plenário.

Os líderes querem concluir o mais rápido possível o processo por quebra de decoro parlamentar que se estende desde outubro de 2015, mas o presidente anunciou que só colocará a perda de mandato em votação se houver no mínimo 460 deputados em plenário, um quórum considerado alto para o período eleitoral.

Senado

A maior aposta da equipe econômica de Michel Temer em tramitação no Senado não deve ser votada nesta primeira semana pós recesso legislativo. A prorrogação da DRU (Desvinculação de Receitas da União) entra na ordem do dia já nesta terça-feira (2) mas precisa respeitar um prazo de cinco sessões de discussão antes de ser colocada em votação. A expectativa é que fique para a segunda semana.

"O que o governo tem interesse de fazer caminhar é a DRU. Esse é o ponto principal da pauta do governo. Mas existe essa restrição regimental e ela só deve ser votada em primeiro turno na semana seguinte", disse o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), em entrevista concedida ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, na semana passada.

O projeto prorroga até 2023 a desvinculação de 30% das receitas da União. Apesar de não ampliar a arrecadação, a proposta flexibiliza a alocação dos recursos do governo.

Aloysio apontou, entretanto, outra pauta que também é de interesse do governo e está em vias de ser votada: o projeto que determina um limite global para a dívida da União. A proposta é do atual ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), mas será tocada por outro tucano, o catarinense Paulo Bauer.

"Chegou-se a um texto em acordo com o ministério da Fazenda, elaborado pelo senador Paulo Bauer, e esse também é prioridade para ser votado na primeira semana", disse Aloysio. De acordo com o senador, o texto já estava pronto para votação antes do recesso, mas a oposição pediu um tempo para melhor estudá-lo.

Outra matéria que já está na ordem do dia é a proposta de fixação em 12% do ICMS para o querosene da aviação. O projeto levantou forte debate na Comissão de Assuntos Econômicos entre aqueles que acreditam que se trata de um incentivo para o setor aéreo e aqueles que temem a queda na arrecadação estadual. Para o líder do governo, ainda não há acordo para trazer a matéria para votação.

"Ainda tem bastante polêmica em torno desse projeto, porque existem Estados que vão ter perda de arrecadação. Há também uma polêmica, levantada pelo senador José Aníbal (PSDB-SP), quanto à constitucionalidade do Senado em legislar sobre um imposto estadual", disse Aloysio.

A bancada de São Paulo, à qual pertence o líder, é a mais resistente à matéria. O Estado de São Paulo perderia R$ 300 milhões de arrecadação por ano com o projeto.

A agenda de votações das matérias econômicas vai esbarrar com o final do processo de impedimento da presidente afastada. No dia 2 está previsto também a apresentação do relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) e, na sequência, a votação do parecer. A votação derradeira em plenário deve acontecer na última semana de agosto.

Pauta Renan

Além das prioridades do governo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também segue tentando tocar sua própria pauta. Antes do recesso, ele apontou nove projetos que quer colocar em votação, mas apenas um chegou a ser aprovado.

Para as próximas semanas, seguem na lista o projeto que trata da legalização dos jogos de azar e a proposta que atualiza a legislação dos crimes de abuso de autoridade.

Ambos são considerados polêmicos e sofreram críticas da opinião pública e entidades ligadas à Justiça e ao Ministério Público.

Vetos

Nesta terça-feira (2), deputados e senadores terão uma sessão conjunta do Congresso Nacional para analisar 15 vetos presidenciais e seis projetos. Estão na pauta a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2017 e a nova meta fiscal de 2016.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.