Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com todos os membros indicados, CPI mista da Petrobras pode ser instalada nesta quarta-feira

Governistas indicaram representantes, mas defenderam continuidade de comissão do Senado

Brasil|Do R7, com Reuters e Agência Senado

CPI do Senado já está em funcionamento
CPI do Senado já está em funcionamento CPI do Senado já está em funcionamento

A CPI Mista da Petrobras deve ser instalada nesta quarta-feira (27), segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros. Todos os deputados e senadores que integrarão o colegiado já foram indicados pelas respectivas lideranças partidárias.

Já existe uma movimentação, de acordo com Renan, para que o integrante mais velho da CPI convoque uma sessão para as 14h da quarta-feira em que ocorrerá a eleição do presidente e a escolha do relator.

Segundo o líder do PT na Câmara, o deputado Vicentinho, o relator deve ser o deputado Marco Maia (PT).

A CPI mista foi proposta pela oposição para investigar denúncias contra a Petrobras, da mesma forma em que foi proposta – e já instalada – uma CPI semelhante no Senado para apurar suspeitas de irregularidades envolvendo a estatal.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

Qualquer CPI que venha a ser criada precisa ser proporcional à conformação das bancadas no Congresso Nacional, razão pela qual o governo, detentor das maiores bancadas nas duas Casas, exerce domínio numérico sobre as comissões.

Publicidade

O senador Humberto Costa (PT) e outros governistas afirmaram que o ideal seria manter apenas a CPI da Petrobras no Senado em funcionamento, já que ela está com os trabalhos adiantados.

Por sua vez, senadores oposicionistas, entre eles Alvaro Dias (PSDB), apostam que o governo terá menos poder na CPI Mista da Petrobras, o que poderá dar mais densidade às investigações.

Publicidade

Desde que as duas comissões para investigar irregulares nos contratos da Petrobras foram propostas, governistas tentam esvaziar as apurações com a participação de deputados. Por isso, adiaram ao máximo a indicação dos representantes para a CPMI. Já a oposição tentou barrar a comissão exclusiva do Senado — e deixou de apontar nomes que participariam da investigação.

Integrantes

Os senadores que serão titulares da CPI mista da Petrobras são: João Alberto Souza (PMDB-MA), Valdir Raupp (PMDB-RO), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Kátia Abreu (PMDB-TO), Ciro Nogueira (PP-PI), José Pimentel (PT-CE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Humberto Costa (PT-PE), Acir Gurgacz (PDT-RO), Anibal Diniz (PT-AC), Alvaro Dias (PSDB-PR), Mário Couto (PSDB-PA), Jayme Campos (DEM-MT), Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), Gim (PTB-DF) e Ataídes Oliveira (PROS-TO).

Os deputados titulares são: Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), Júlio Delgado (PSB-MG), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Fernando Francischini (SD-PR), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Rubens Bueno (PPS-PR), Enio Bacci (PDT-RS), Eduardo Sciarra (PSD-PR), Guilherme Campos (PSD-SP), Márcio Junqueira (PROS-RR), Marco Maia (PT-RS) e Sibá Machado (PT-AC).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.