Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como comprar pacotes em site de viagens sem ter problemas

Consumidor que se arrepender de compra pela internet tem até sete dias para solicitar cancelamento do pacote de viagem sem multa

Brasil|Giuliana Saringer, do R7

Pesquisar é o 1º passo para fazer uma boa compra
Pesquisar é o 1º passo para fazer uma boa compra Pesquisar é o 1º passo para fazer uma boa compra

Com o período de férias escolares se aproximando, muitas pessoas aproveitam para comprar pacotes de viagens e conhecer novos lugares. Uma das formas de realizar a compra é por meio dos sites de viagens.

No entanto, para não ter problemas, é preciso ficar atento a alguns pontos antes de finalizar a reserva de uma hospedagem por meio das plataformas online.

A assessora do Procon-SP Fátima Lemos afirma que a melhor forma de fazer uma boa compra na internet é comparando as ofertas disponíveis em diferentes sites. Segundo ela, é importante checar se a empresa é séria. 

“Verifique se aquele hotel, agência ou site está cadastrado no Ministério do Turismo, se é legalizado”, explica. No site do Ministério, o consumidor deve inserir o nome da companhia e o tipo de serviço para checar se é confiável ou não. Se houver um número de registro, ele é verificado pela pasta. 

Publicidade

Fátima explica que os consumidores que fazem compras desse tipo online têm até sete dias para desistirem da compra sem serem multados ou penalizados. A regra é válida apenas para compras online e está determinada no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

O texto diz: “Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”.

Publicidade

Fátima aconselha que o comprador guarde todos os comprovantes referentes a compra para que tenham recursos para contestar algo errado, como um passeio não realizado, por exemplo. “Se houve má prestação de serviço, o consumidor deve registrar, tirar foto, notificar o hotel, mandar um e-mail, para que possa pedir um abatimento caso tenha problemas”, diz.

A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) complementa que é importante ficar atento à política de cancelamento e às formas de pagamento dos pacotes comprados. Segundo Fátima, o descumprimento ou a má qualidade de serviços ofertados no pacote podem gerar abatimento no valor pago pelo pacote. No entanto, cada um dos casos é avaliado individualmente.

Publicidade

Para a Proteste, uma boa dica para comprar por sites e ser beneficiado é fazendo um cadastro. A entidade explica que a maioria dos sites oferecem vantagens aos clientes cadastradas, “como descontos especiais, prêmios ou recompensas”.

A Proteste também diz que os consumidores devem sempre entrar em contato com o site de compras quando tiverem alguma dúvida a respeito do pacote que deseja comprar. Segundo a entidade também é possível pedir “fotos e detalhes adicionais antes de fechar o pedido de reserva”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.