Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Congresso encerra votação dos vetos dos royalties, mas resultado só será divulgado na quinta-feira

Decisão do Supremo, porém, poderá anular a votação a pedido de Estados produtores

Brasil|Marina Marquez, do R7, em Brasília

Votação dos vetos aos royalties do petróleo teve tensão do início ao fim
Votação dos vetos aos royalties do petróleo teve tensão do início ao fim Votação dos vetos aos royalties do petróleo teve tensão do início ao fim

O Congresso Nacional encerrou há pouco a votação dos mais de 140 vetos da presidente Dilma Rousseff à lei que altera a distribuição dos royalties do petróleo. A apuração dos votos será feita manualmente pela Mesa Diretora do Congresso e o resultado deve ser divulgado só no fim da tarde desta quinta (7).

Cada um dos 513 deputados e dos 81 senadores recebeu oito páginas de cédulas para votar. Eles marcaram sim, não ou abstenção em cada um dos vetos e entregaram para a Mesa os papéis.

Com o fim da votação, a apuração pela Mesa do Congresso começa. A sessão do Congresso para analisar os vetos começou por volta de 20h e foi de tensão do começo ao fim.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Parlamentares do RJ e ES abandonam sessão que aprecia vetos aos royalties

Dilma Rousseff: decisão sobre vetos está "nas mãos do Congresso"

Publicidade

Parlamentares de Estados produtores e não-produtores de petróleo bateram boca, deputados e senadores do Rio de Janeiro e Espírito Santo se retiraram do plenário e prometeram recorrer à Justiça para contestar o resultado da votação.

O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) cortou o microfone e diminuiu o tempo de discurso dos parlamentares e enfrentou protestos de "Fora Renan".

Publicidade

Impasse

O resultado da votação dos vetos pode sair nesta quinta-feira e não ter validade. A bancada do Rio de Janeiro entrou com um mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) com um pedido de suspensão da sessão.

Como o ministro relator da ação, Luiz Fux, disse que só daria uma resposta nesta quinta, se ele concordar com a argumentação dos Estados produtores, a sessão de votação dos vetos dos royalties pode ser anulada.

A ação pede a anulação porque diz que os dois vetos publicados no Diário Oficial da União na última terça-feira (5) não poderiam ser votados juntamente com os outros.

Para alguns parlamentares, eles deveriam ser analisados separadamente por uma comissão mista e ter um outro calendário de votação, como determina a Constituição e o Regimento Comum do Congresso.

Se a sessão for mantida, os Estados produtores pretendem recorrer também ao STF para julgar o mérito. Um dos vetos, se derrubado, redistribui os royalties dos contratos já firmados, causando prejuízo principalmente para Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.