Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreias do Norte e do Sul manterão diálogo para aliviar a tensão

Brasil|

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte e a Coreia do Sul concordaram nesta sexta-feira em manter conversações em 26 de novembro, preparando o palco para a primeira reunião em nível de governo voltada para aliviar a tensão desde que os dois países se comprometeram a melhorar as relações, na sequência de uma disputa armada em agosto.

O Comitê do Norte para a Reunificação Pacífica da Coreia, a principal agência norte-coreana encarregada das relações entre as duas Coreias, propôs a realização de contatos de grupos de trabalho para as negociações do governo, em uma área de segurança conjunta, também conhecida como “vila do armistício”, em sua fronteira militarizada.

O Ministério da Unificação do Sul, que lida com as relações com o Norte, disse que aceitou a proposta.O Sul propôs manter conversações entre os governos em várias ocasiões depois do acordo de 25 de agosto, que pôs fim a um impasse que envolveu uma troca de fogo de artilharia em meio a uma escalada da tensão, após explosões de minas terrestres na fronteira.

A Coreia do Sul culpou o Norte, e o governo norte-coreano lamentou o incidente das minas terrestres, que feriram soldados sul-coreanos. Na época, as autoridades sul-coreanas disseram que a expressão de pesar do Norte era de fato um pedido de desculpas, embora os norte-coreanos tenham negado isso posteriormente.

Publicidade

"Agora estamos de volta novamente, o jogo está em andamento”, disse John Delury, especialista em Coreia do Norte da Universidade Yonsei, em Seul, acrescentando que a proposta de conversações em nível de grupos de trabalho facilitaria o caminho para os dois lados prosseguirem com as discussões.

(Por Jack Kim e James Pearson)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.