Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coutinho afirma que não faltarão recursos para os projetos de infraestrutura

Presidente do BNDES diz que banco está cumprindo todos os contratos em 2015

Brasil|

Luciano Coutinho garantiu investimentos no governo
Luciano Coutinho garantiu investimentos no governo Luciano Coutinho garantiu investimentos no governo

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o presidente do BNDES (Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, afirmaram nesta terça-feira (9) que não faltarão recursos para os projetos de infraestrutura. "Queria reiterar que todos os contratos de 2014 estão sendo e serão honrados. Não faltarão recursos para todos os projetos leiloados no passado, nem para os próximos projetos de infraestrutura que serão anunciados", ressaltou o presidente do banco.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no entanto, titubeou para responder a questão e falou: "Não adianta querer apostar que não vai dar certo". Ele também perguntou a Coutinho: "Vai faltar dinheiro?".

O presidente do BNDES sustentou sua resposta na reestruturação do BNDES, feita no fim do ano passado, e afirmou que os programas de energia, que ainda não foram anunciados, também têm recursos garantidos.

— No fim do ano passado, o BNDES fez uma mudança na sua política e preservou recursos para projetos de infraestrutura e energia, porque esses projetos demandam longo prazo de maturação.

Publicidade

Leia mais notícias sobre o política e Brasil

O presidente do BNDES também disse que a instituição continuará sendo âncora para os projetos de longo prazo e que as taxas de retorno serão ainda mais altas nos novos projetos anunciados.

Publicidade

Já Levy reiterou a importância do investimento privado e afirmou que o mercado está pronto para reagir ao programa de concessões. Ainda segundo ele, o governo vai trabalhar para mitigar os riscos gerenciáveis e os não gerenciáveis. "O mercado está bastante pronto para reagir ao plano de concessões", reafirmou. Levy ressaltou que os investimentos diretos correspondem a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

— Com investimentos indiretos, esse número pode dobrar.

Publicidade

Sobre os efeitos do pacote anunciado, o ministro da Fazenda afirmou que eles deverão aparecer no próximo ano.

— Pode haver efeitos do pacote em 2015, mas o mais provável é a partir de 2016.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.