Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crescimento econômico dos EUA no 4° tri é revisado para cima a 2,1%

Brasil|

WASHINGTON (Reuters) - O crescimento econômico dos Estados Unidos desacelerou menos do que o informado anteriormente no quarto trimestre, em meio a gastos robustos do consumidor e aumento das importações.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anualizada de 2,1 por cento, ante 1,9 por cento informado anteriormente, informou o Departamento de Comércio nesta quinta-feira em sua terceira estimativa do PIB para o período. Há indicações de que a atividade se moderou ainda mais no início de 2017.

O governo também disse que os lucros corporativos após impostos com ajustes em estimativa de estoques e consumo de capital aumentaram a uma taxa anual de 2,3 por cento no quarto trimestre, depois de subir a um ritmo de 6,7 por cento no terceiro trimestre.

Dados como o comércio, gastos do consumidor e da construção sugerem que a economia teve dificuldades para recuperar impulso no primeiro trimestre. O Federal Reserve de Atlanta prevê que o PIB avançará a uma taxa de 1,0 por cento no primeiro trimestre.

Publicidade

A economia cresceu a uma taxa de 3,5 por cento no terceiro trimestre, encerrando 2016 com expansão de 1,6 por cento, pior desempenho desde 2011, depois de crescer 2,6 por cento em 2015.

Economistas consultados pela Reuters projetavam que o PIB do quarto trimestre seria revisado para 2,0 por cento.

Publicidade

O crescimento dos gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, foi revisado para uma taxa de 3,5 por cento no quarto trimestre, ante 3,0 por cento anteriormente relatado.

Parte do aumento na demanda foi preenchida com as importações, que aumentaram a uma taxa de 9,0 por cento, em vez do ritmo de 8,5 por cento divulgado antes.

Publicidade

As exportações recuaram 4,5 por cento, mais do que o estimado anteriormente, deixando um déficit comercial que subtraiu 1,82 ponto percentual do crescimento do PIB, conforme anteriormente referido.

(Por Lucia Mutikani)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.