Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crianças refugiadas, próximas da morte, são encontradas em van na Áustria

Brasil|

VIENA (Reuters) - Três crianças desidratadas e próximas da morte foram resgatadas de uma van com 26 refugiados da Síria, do Afeganistão e de Bangladesh, disse a polícia austríaca, neste sábado.

As duas garotas e um garoto, com cinco e seis anos, foram encontrados em um péssimo estado quando a polícia parou o veículo, depois de uma perseguição próxima à cidade austríaca de St. Peter am Hart, na fronteira com a Alemanha, disse um porta-voz da polícia. Eles se recuperam no hospital.

"O médico de emergência disse que eles não teriam resistido por muito tempo - duas, talvez três horas", disse David Furtner, porta-voz da polícia da província de Upper Áustria.

Isso aconteceu depois da descoberta dos corpos de 71 refugiados em um caminhão abandonado em uma estrada austríaca na quinta-feira, vítimas da tragédia que se desdobra com refugiados e imigrantes fugindo de conflitos e da pobreza na África, Ásia e Oriente Médio em direção à Europa, em quantidades sem precedentes.

Publicidade

A Organização Internacional para Imigração estima que 300 mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo até agora, apenas este ano, deixando a Líbia, a Turquia e outros países para chegar à Europa.

Centenas morreram afogados nos destroços dos navios, mas as mortes recentes em terra firme estão expondo outro lado horrível do contrabando de pessoas.

Publicidade

"O piloto não dava a mínima para as pessoas. Não transportaríamos animais nessas condições nas nossas estradas da Áustria", disse Furtner, em relação à descoberta de sexta-feira.

A Áustria fica no caminho para países mais pobres no sul e no leste da Europa, onde muitos refugiados chegam, assim como a Grécia, para nações mais prósperas no norte e no oeste do continente.

Publicidade

O piloto romeno de 29 anos que dirigia a van encontrada na sexta-feira, registrada na Romênia, foi preso. As crianças e seus parentes foram levados ao hospital de Branau, onde estão em condições estáveis.

Entre os mortos no caminhão de quinta-feira, quatro eram crianças, uma delas, um bebê, disse a polícia, neste sábado. Eles acreditam que se tratavam de sírios - em guerra civil há quatro anos - ou possivelmente afegãos.

A polícia estima que os refugiados poderiam estar mortos há dois dias e que o caminhão poderia estar parado na rodovia há 24 horas.

"Parece inacreditável", disse Marban, questionado sobre como 71 pessoas poderiam caber em um caminhão de refrigeração de tamanho médio. "A princípio, quando entraram, estavam certamente de pé, mas quando tivemos que tirá-los, estavam todos juntos."

Em campos, refugiados disseram que essas notícias estão deixando todos espantados, mas não tinham muita opção a não ser fugir para a Europa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.