Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DEM também entra com ação por propaganda eleitoral antecipada contra Dilma Rousseff

TSE já recebeu representação do PSDB contestando pronunciamento do Dia do Trabalhador

Brasil|Do R7, em Brasília

Agripino acusa Dilma de atacar oposição durante discurso na TV
Agripino acusa Dilma de atacar oposição durante discurso na TV Agripino acusa Dilma de atacar oposição durante discurso na TV

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recebeu, nesta terça-feira (6), representação do partido Democratas pedindo aplicação de multa contra a presidente Dilma Rousseff, por suposta propaganda eleitoral antecipada.

O DEM alega que durante o pronunciamento realizado na última quarta-feira (30), em homenagem ao Dia do Trabalhador (1º de Maio), a presidente Dilma realizou uma “inegável propaganda em benefício próprio”.

Na ação, o DEM solicita que Dilma pague multa no valor equivalente ao custo total da propaganda realizada, ou como alternativa, pague os valores previstos na legislação eleitoral, que varia entre R$ 5 mil e R$ 25 mil.

Leia mais notícias no R7

Publicidade

Dilma anuncia aumento no Bolsa Família e correção da tabela do IR

Dilma defende Petrobras e diz ser melhor apurar “que varrer corrupção para baixo do tapete”

Publicidade

De acordo com o presidente do DEM, senador José Agripino, ao afirmar frases do tipo “nós não nos intimidamos” e “assumo o compromisso de continuar a política de valorização do salário mínimo”, a presidente da República atacou a oposição e disse claramente que pretende voltar no ano que vem.

— Foi um discurso de candidato à reeleição. No próximo ano ninguém sabe quem será o presidente da República. Quando ela diz ‘não podemos aceitar o uso político da inflação por aqueles que defendem o quanto pior melhor’, a quem ela se refere? Quem está indignado com a volta da inflação é o povo brasileiro, a quem ela agrediu com essa afirmação.

Publicidade

A propaganda eleitoral, de acordo com a regra, é permitida somente a partir do dia 6 de julho do ano da eleição. Segundo o autor da representação, a presidente se aproveitou de um espaço público para tentar projetar sua pré-candidatura à reeleição nas eleições deste ano.

PSDB

Publicidade

Essa não é a primeiro a representação contra Dilma pelo seu pronunciamento. O PSDB também entrou, nesta segunda-feira (5), com uma ação alegando que a presidente fez propaganda eleitoral antecipada.

Os tucanos também entendem que o pronunciamento de Dilma levou ao conhecimento geral sua candidatura às eleições e identificou as ações políticas que ela pretende fazer.

O ministro Tarcísio Vieira é o relator do caso no TSE.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.