Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Denúncias são "coisas pequenas" e vitória no primeiro turno foi resposta, diz Henrique Alves

Peemedebista foi eleito presidente da Câmara dos Deputados com 271 votos

Brasil|Marina Marquez, do R7, em Brasília

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) disse nesta segunda-feira (4), depois de tomar posse, que as denúncias e o dossiê contra ele entregue na Casa antes da votação são "coisas pequenas", que ele vai perdoar. Segundo o peemedebista, a vitória no primeiro turno com 271 votos é a melhor resposta que ele pode dar aos adversários.

— Foi uma vitória espetacular. [O dossiê, as denúncias] são coisas menores, temos que aprender, perdoar e fazer essa Casa voltar a ter seu respeito. Eu só tenho a agradecer. A resposta está aí: é a vitória no primeiro turno. Essa é a melhor resposta que eu poderia ter.

Apesar do dossiê, Alves disse que foi um "jogo limpo".

— Foi uma disputa democrática, respeitosa, foram quatro candidatos que tiveram oportunidade de expor suas ideias. Esse é o Parlamento, esse é o debate que essa Casa quer assistir.

Publicidade

Leia mais notícias no R7

Alves falou com a imprensa logo após a sessão de escolha do presidente e da nova Mesa Diretora da Câmara. Ele venceu os deputados Rose de Freitas (PMDB-ES), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ).

Publicidade

— Fico muito emocionado com essa vitória no primeiro turno. Um sonho que realizo, 42 anos depois. E quem chega a realizar esse sonho, tem muito trabalho pela frente. Essa Casa requer debate, requer discussão, requer transparência, e eu tenho a obrigação de fazer ou fazer.

O novo presidente disse que entre as pautas prioritária estão os vetos e o FPE (Fundo de Participação dos Estados), que deveria ter sido votado em dezembro e criou um impasse para o repasse do dinheiro aos Estados.

Publicidade

— Para nós as questões imediatas está o novo pacto federativo, do FPE, é trabalhar para corrigir. É uma pauta muito intensa. O Legislativo é um poder para discutir e decidir. É debater e votar. Isso que essa Casa quer e que o povo quer dos seus deputados e seus senadores. Eu conheço essa casa e sei o que ela pode fazer, o que ela deve fazer e o que ela há de fazer.

Alves comentou ainda sobre o orçamento impositivo, que determina uma execução mínima de emendas parlamentares. Disse que essas "questões individuais" são menores. Sobre os vetos, o presidente prometeu trabalhar para discutí-los sempre.

— Isso [não votar vetos] é muito ruim para o poder Legislativo, o veto não pode não deve ser última palavra.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.