Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Desmatamento na Amazônia no 1º trimestre foi o segundo maior dos últimos sete anos

No Cerrado, o período entre janeiro e março bateu recorde de devastação, mostram dados do Ministério da Ciência e Tecnologia

Brasil|

Floresta Amazônica teve 844,7 quilômetros quadrados desmatados no 1º trimestre
Floresta Amazônica teve 844,7 quilômetros quadrados desmatados no 1º trimestre Floresta Amazônica teve 844,7 quilômetros quadrados desmatados no 1º trimestre

O desmatamento na Amazônia no 1º trimestre foi o segundo maior desde 2016, quando começa a série histórica para esse período do sistema de alertas do Deter, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Já no Cerrado, cuja série histórica começa em 2019, o primeiro trimestre bateu recorde de devastação.

No Cerrado, 1.357,38 quilômetros quadrados foram perdidos entre janeiro e março. Já na Floresta Amazônica foram 844,7 quilômetros quadrados desmatados no mesmo período. Em março, os biomas registraram 357,68 quilômetros quadrados e 356,14 quilômetros quadrados, respectivamente, de desmatamento.

O dado de março é o terceiro mensal do Deter no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disse ter meta de zerar o desmate na Amazônia e combater focos de devastação do bioma, como o garimpo ilegal.]

Nos quatro anos anteriores, o governo Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de críticas por enfraquecer os órgãos de combate aos crimes ambientais. Uma das expectativas do novo governo para aumentar a proteção é a retomada do Fundo Amazônia, programa que recebe doações de países europeus, que havia sido paralisado na gestão passada.

Publicidade

Os crescentes números de devastação nos dois biomas foram puxados pelas altas, principalmente, de fevereiro. Março fecha o período de muitas nuvens e chuvas, quando os valores de destruição são historicamente menores. Neste ano, porém, os dados de desmate crescentes já preocupam.

Os alertas do Deter servem para apontar as áreas mais devastadas e orientar ações de órgãos como o Ibama e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade).

Proteção

Apesar do avanço do desmate na Amazônia, o bioma é o único no Braisl, com 80% de proteção conferida pelo Código Florestal. Nos demais, como o Cerrado, uma das medidas defendidas por especialistas é a análise e validação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) feito pelo proprietário rural ou posseiro. O CAR, não validado, é usado por infratores como instrumento para tentar legitimar ocupações fundiárias irregulares e a grilagem de terras.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.