Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dilma diz que América Latina faz diferença no mundo no cenário de crise

Presidente defendeu integração e o investimentos em tecnologia

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff destacou a importância da América Latina no mundo, durante seu discurso de abertura da cúpula dos chefes de Estado do Mercosul, nesta sexta-feira (7), em Brasília. Dilma fez questão de ressaltar o papel do bloco e a necessidade de maior integração entre os países membros e associados para enfrentar a crise mundial.

Durante sua fala, que durou em aproximadamente 15 minutos, a presidente afirmou que “há razões de sobra” para que o mundo esteja preocupado com a situação econômica internacional, em um quadro de menor crescimento e recessão.

A avaliação de Dilma é que a integração da América Latina pode fazer diferença nesse contexto de crise.

— Devemos nos precaver contra essas condições. Em um mundo em que cresce o desemprego e a desigualdade, a América Latina pode e faz muita diferença. Nossas políticas econômicas são exemplo de sucesso na redução da pobreza e na promoção do desenvolvimento com distribuição de renda e inclusão social.

Publicidade

Dilma cita Niemeyer e diz que, sem sonhar, nada acontece

Leia mais notícias de Brasil

Publicidade

Dilma Rousseff também destacou o desafio do bloco deixar de ser um exportador de matéria prima e passar a vender também produtos manufaturados, promover conhecimento e investir em ciência e tecnologia. Para a presidente, o grande desfio e integrar ainda mais os países do Mercosul para aumentar a competitividade do bloco.

— O Mercosul, nas condições em que nós estamos, tem de integrar-se cada vez mais, através do comércio, através das cadeias produtivas, melhorando sua competitividade. Tudo isso exige também inovação tecnológica e capacitação massiva em áreas técnicas e setores estratégicos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.