Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dilma reitera apelo por uso de royalties do petróleo em educação

Texto, já aprovado no Senado, deve ser votado na Câmara na próxima semana

Brasil|

A presidente Dilma Rousseff reiterou nesta quarta-feira (7) a necessidade de destinar à educação recursos provenientes da exploração do petróleo e afirmou que o País será desenvolvido se houver avanços na área do ensino e não apenas se o PIB (Produto Interno Bruto) crescer.

— O Brasil vai ter de avançar em passos rápidos, por isso quero pedir mais uma vez a atenção dos senhores para este momento especial que é de aprovação do [projeto do[ pré-sal e do pós-sal, dos recursos do petróleo, para a educação.

O projeto de lei que destina esses recursos para educação e saúde, aprovado no Senado, deve ir à votação na semana que vem na Câmara dos Deputados.

— Colocar os royalties do petróleo para garantir que nós possamos mudar a qualidade da educação é crucial.

Publicidade

Leia mais notícias no R7

A presidente tem defendido repetidamente a necessidade de investimentos em educação, em todos os níveis de ensino. Segundo Dilma, para o Brasil se tornar desenvolvido "não é só o nosso PIB crescer... mas sobretudo se nós mudarmos radicalmente a qualidade da educação".

Publicidade

Os protestos que se espalharam por todo o País em junho cobrando das autoridades melhor prestação de serviços público e o combate à corrupção, entre outras demandas, foram importantes para acelerar o processo de votação do projeto que destina os recursos dos royalties para a educação, de acordo com a presidente.

O Senado aprovou no início de julho o projeto, apenas dias após milhares de pessoas terem tomado as ruas nas manifestações.

Publicidade

O texto original do governo previa que 100 por cento dos recursos fossem destinados à educação, mas o projeto foi aprovado por senadores com a destinação de 75 por cento desses recursos à educação e 25 por cento para a saúde.

— Algumas coisas às vezes vem para o bem, e vieram para o bem essas manifestações no sentido de acelerar, por exemplo, esse processo (de destinação dos recursos dos royalties).

Dilma citou a área petrolífera de Libra, cujo leilão está marcado para outubro, como um exemplo da riqueza que o Brasil terá à disposição para investir na educação.

A área, ressaltou Dilma, tem estimativa de reservas recuperáveis que poderão atingir de 8 a 12 bilhões de barris.

— A grande fonte de recurso para a educação no nosso país é a maior receita que este país tem para utilizar e comercializar agora, que é o petróleo. Nós defendemos que o royalty do petróleo fosse usado para educação porque o royalty do petróleo é uma riqueza finita, ela acaba. A única riqueza que não é finita e não sofre turbulência é aquela que a gente carrega com a gente, que é a educação. Essa é a forma pela qual o país vira uma grande nação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.