Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dilma Rousseff inaugura exposição que homenageia mulheres gordinhas no Palácio do Planalto

A mostra “Mulheres do Brasil” ficará aberta ao público até novembro

Brasil|Do R7, em Brasília

Dilma Rousseff inaugura exposição "Mulheres do Brasil" no Planalto
Dilma Rousseff inaugura exposição "Mulheres do Brasil" no Planalto Dilma Rousseff inaugura exposição "Mulheres do Brasil" no Planalto

A presidente Dilma Rousseff participou, nesta terça-feira (8), da abertura da exposição “Mulheres do Brasil”, da artista plástica baiana Eliana Kertész, no Palácio do Planalto, em Brasília. A mostra pretende homenagear a individualidade das mulheres brasileiras, retratando, por meio de esculturas, figuras femininas acima do peso, com formas avantajadas.

A exposição reúne uma parte do acervo de Eliana. São 62 peças concebidas em materiais como barro, bronze, resina, alumínio, pedra e fibra de vidro.

As esculturas estão organizadas por temas: “Mulheres de Jorge Amado”; "Mulheres de fibra”; “Mulheres de leveza”; “Mulheres de bronze” e “Mulheres de Amor”.

Leia mais notícias de Brasil e Política 

Publicidade

A presidente visitou toda a exposição, acompanhada de alguns ministros, como o interino da Cultura, Marcelo Pedroso, e a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. Além disso, empresárias, consideradas lideranças femininas de vários setores que se reuniram com a presidente no início da tarde, participaram da visita.

Para Dilma Rousseff, que fez um discurso na abertura da exposição, a mostra em homenagem às mulheres ganha ainda mais significado por acontecer no “Outubro rosa” – mês de campanha de prevenção ao câncer de mama.

Publicidade

— Estamos, aqui, inaugurando, e eu tenho muita honra de estar fazendo isso, a exposição “Mulheres do Brasil”, da Eliana Kertész, que acredito que é uma exposição muito bonita, sobretudo neste mês que nós chamamos o mês do “outubro rosa”, é importante que nós tenhamos essa afirmação das mulheres.

A artista

Publicidade

Por fazer esculturas de mulheres acima de peso, Eliana Kertész já foi comparada ao artista plástico colombiano, Fernando Botero – famoso por retratar gordinhos em suas obras. No entanto, Eliana defende que as esculturas dela tem mais curvas, "as curvas da cidade de Salvador".

Eliana é reconhecida internacionalmente e participa de várias exposições dentro e fora do País. A artista já foi premiada na V Bienal de Roma no início de 2004, com a terceira colocação na categoria escultura.

De acordo com a escultora, as formas avantajadas das mulheres em suas obras simbolizam a fartura brasileira e a pluralidade de raças. Ela começou a fazer esculturas há 20 anos, após abandonar a política. Ela já foi vereadora e secretaria municipal de Cultura em Salvador.

Serviço

A exposição “Mulheres do Brasil” fica aberta ao público até o dia 9 de novembro, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília. A entrada é gratuita.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.