Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dilma volta atrás e diz que não há consenso para plebiscito para novas eleições

Presidente afastada reforçou 'golpe parlamentar' e não disse se vai se defender no Senado

Brasil|

A presidente afastada, Dilma Rousseff, afirmou nesta segunda-feira (27) que pretende fazer um "governo de transição" caso não seja condenada no processo de impeachment no Senado Federal.

Em entrevista ao portal Agência Pública, Dilma disse que teria um governo de dois anos, até 2018, para garantir a "qualidade da democracia no Brasil". 

Questionada sobre sua promessa de chamar um plebiscito para a convocação imediata de novas eleições presidenciais, Dilma desconversou. 

— Não, não. Está em discussão isso. Não há um consenso. É uma das coisas, uma das propostas colocadas na mesa.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

Dilma afirmou que precisaria recompor seu apoio no Congresso e que tentaria combater o presidencialismo de coalizão. Sem citar o PMDB ou o presidente em exercício, Michel Temer, diretamente na resposta, a petista disse que mudaria suas alianças.

Publicidade

— Não tem mais como recompor.

A presidente afastada reforçou a tese de que sofre um "golpe parlamentar" e acrescentou não saber ainda se irá pessoalmente ao Senado para se defender no processo de impeachment. Dilma repetiu ainda que o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é o homem por trás da gestão Temer.

Publicidade

'Endireitou'

A presidente criticou o processo por qual passa o País, em que pautas de direita ganham força. Dilma acusou o PSDB, partido que contrapôs o PT nos últimos anos, de cometer um "gravíssimo equívoco político".

— Primeiro perdeu a cara porque endireitou. Mas endireitou não só do ponto de vista dos projetos econômicos ou políticos. Endireitou do ponto de vista dos valores. Se misturou no movimento e deu força a ele. E estimulou, organizou e propôs um movimento que era baseado em algumas questões inadmissíveis. Como é que [o PSDB] se mistura com um [movimento] que defende o golpe militar? Como é que é possível tratar de uma situação em que os direitos individuais e coletivos mais básicos são desrespeitados?

Odebrecht

Dilma classificou de "estarrecedor" o questionamento das entrevistadoras sobre informações vazadas do processo de delação de Marcelo Odebrecht. A petista reclamou do "uso político das investigações da Lava Jato".

— Acho estarrecedor me perguntar sobre o Marcelo Odebrecht, que nem concluiu a sua delação premiada. Tirante a hipótese de que o seu jornal, e aqui eu vou engrossar, tenha uma escuta dentro da cela, ou do lugar onde ele está fazendo a delação, vocês não têm o direito de me perguntar nada.

Se as notícias envolvendo a delação do empresário impactam suas chances no impeachment, Dilma disse que não.

— Estou em um nível de vacinação absoluta contra isso.

Segundo informações veiculadas na imprensa, em sua delação premiada, Odebrecht deve admitir que controlava pessoalmente repasses de caixa dois para as campanhas presidenciais da presidente afastada.

'Espontânea pressionada'

Ao falar sobre o processo que a levou a ser candidata presidencial em 2010, Dilma afirmou que houve um peso na proposta de Lula pelo fato que ela seria a primeira presidente mulher do País, mas que esse não foi o principal fator. Dilma admitiu que não tinha pretensão de ser presidente da República, mas que não poderia negar a indicação.

— É assim quase público e notório que eu não tinha a menor pretensão de ser presidenta tampouco de concorrer a nenhum cargo eletivo naquele então. Foi assim uma coisa 'espontânea muito pressionada'.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.