Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

É impossível perceber a corrupção internamente, diz ex-presidente da Petrobras em CPI

Gabrielli afirmou que única forma de descobrir desvios era por meio de denúncias

Brasil|Do R7, com Estadão Conteúdo

Gabrielli também afirmou que auditoria não é investigação policial
Gabrielli também afirmou que auditoria não é investigação policial Gabrielli também afirmou que auditoria não é investigação policial

O ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli disse nesta quinta-feira (12), em depoimento à CPI que investiga irregularidades da estatal na Câmara dos Deputados, que nunca soube da existência de corrupção devido ao grande número de contratos na Petrobras. A única maneira de identificar desvios era por meio de denúncias ou investigação por parte da polícia.

—É impossível identificar esse comportamento internamente. Esse é um caso de polícia. 

Leia mais noticias de Brasil e Politica

Pela sexta vez no Congresso nos últimos anos, como lembrou, Gabrielli enfatizou que os processos de compra na estatal são gigantescos e não são individuais. Dessa forma, segundo ele, a corrupção ocorre no ato de negociação entre algumas pessoas e em cima do lucro legítimo das empresas.

Publicidade

Gabrielli detalhou os procedimentos de concorrência e alegou que havia práticas usuais para evitar sobrepreços em contratos. Ele repetiu que sua gestão ampliou o poder de auditoria, mas que ainda assim era difícil detectar irregularidades em relações diretas com fornecedores.

Oposição tenta pressionar Gabrielli na CPI e sessão vira bate-boca

Publicidade

—Eles fizeram negociações ilícitas na relação direta com o fornecedor. Não era possível que se captasse essa situação. Estamos na terceira CPI do Congresso Nacional, o que significa que na vida cotidiana é quase impossível perceber isso.

O ex-presidente da estatal argumentou que auditorias estão em constante aperfeiçoamento, mas que não têm poder de polícia. Se a auditoria encontra irregularidades, encaminha a órgãos competentes, explicou. Segundo Gabrielli, o potencial para corrupção está relacionado à quantidade de transações que envolvem a estatal.

Publicidade

Antes, Gabrielli fez uma explanação sobre o Conselho de Administração da Petrobras e repetiu que na estatal não há decisões individuais, que todas as decisões são coletivas. 

Marco regulatório

Gabrielli disse que o Congresso foi sábio em aprovar a mudança do marco regulatório do pré-sal e que o modelo está sob ameaça atualmente. No depoimento à CPI da Petrobras, Gabrielli disse que não se pode confundir o comportamento criminoso de alguns com o da estatal, que funciona. 

Em sua explanação, o ex-presidente da estatal disse que a média de sucesso na indústria de petróleo é de 20% e no pré-sal foi de 90%.

—É fácil encontrar petróleo do pré-sal, difícil é produzir. Por isso ele é viável economicamente.

Segundo ele, com o crescimento da empresa, a indústria naval saiu da estagnação com 2.000 empregados para 70 mil.

Gabrielli ressaltou que a indústria de petróleo não é importante somente na geração de emprego e renda, mas para o financiamento nos governos federal e estaduais.

—Não é uma coisa trivial que estamos falando.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.