Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em nota, TRF-1 esclarece ataque hacker sofrido durante a semana

Na quinta-feira (26), o Tribunal Regional da Primeira Região sofreu um ataque de hackers que expôs dados sensíveis de mais de 40 bases de dados

Brasil|Daniel Matos, da Record TV

Hackers invadiram servidores do TRF-1 nesta semana
Hackers invadiram servidores do TRF-1 nesta semana Hackers invadiram servidores do TRF-1 nesta semana

O TRF-1(Tribunal Regional da Primeira Região) emitiu nota divulgada neste sábado (28) em que esclarece as medidas tomadas após o ataque hacker sofrido na noite de quinta-feira (26), que expôs dados sensíveis de mais de 40 bases de dados do tribunal.

Veja mais:Saiba como evitar que suas redes sociais sejam invadidas por hackers

O TRF-1 afirma que tomou conhecimento do acesso indevido ao ambiente de dados por volta de 19h e que, por conta disso, adotou "medidas destinadas a isolar totalmente os serviços dos sistemas oferecidos aos usuários externos, impedindo qualquer acesso remoto". 

O ataque foi comemorado nas redes pelos invasores, que afirmaram ter capturado os dados e que, dessa forma, conseguiram mostrar a "vulnerabilidade" do sistema do TRF-1. O tribunal, que abrange casos de 13 Estados e do Distrito Federal, é o que abriga mais processos no País.

Publicidade

Em um site usado por hackers para expor vazamentos, foram publicados nomes de arquivos que estariam em quatro das 47 bases de dados do TRF-1 acessadas pelos invasores.

Veja a nota do TRF-1 na íntegra: 

Publicidade

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília e jurisdição sobre 13 estados da Federação e o Distrito Federal, vem a público esclarecer que, na noite dessa quinta-feira, dia 26 de novembro de 2020, por volta das 19h, tomou ciência de acesso indevido ao seu ambiente de dados.

Em razão disso, resolveu adotar medidas destinadas a isolar totalmente os serviços dos sistemas oferecidos aos usuários externos do TRF1, impedindo qualquer acesso remoto.

Publicidade

Deve ser pontuado que, ao mesmo tempo em que trabalhava para o restabelecimento dos seus sistemas de informática, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ao longo de todo o dia desta sexta-feira, 27 de novembro de 2020, considerando a gravidade do ocorrido, adotou as medidas jurídicas destinadas à pronta apuração dos fatos.

É de se informar ainda que a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação deste Tribunal Regional Federal permanece trabalhando e espera, já neste sábado, dia 28 de novembro de 2020, iniciar, de forma gradativa, o restabelecimento dos serviços de TI para acesso externo, à medida que for garantida a segurança adequada.

Por fim, segundo os elementos levantados até o momento pela Secretaria de Tecnologia da Informação não se verificou a existência de danos ao ambiente computacional deste Tribunal Regional Federal.

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.