Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em reunião com Dilma, ministro acerta detalhes sobre demissão voluntária de 4 mil funcionários da Infraero

Para Padilha, quadro da empresa ficou “inchado” após concessões de aeroportos

Brasil|Rodrigo Vasconcelos, do R7, em Brasília

Governo busca adesão de funcionários da Infraero para Programa de Demissão Voluntária da empresa, para 2016
Governo busca adesão de funcionários da Infraero para Programa de Demissão Voluntária da empresa, para 2016 Governo busca adesão de funcionários da Infraero para Programa de Demissão Voluntária da empresa, para 2016

O ministro da SAC (Secretaria de Aviação Civil), Eliseu Padilha (PMDB), se reuniu com a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), para acertar os detalhes de reestruturação da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeronáutica), nesta segunda-feira (9).

A empresa que administra aeroportos pelo País oferecerá um Programa de Demissão Voluntária para os funcionários em 2016, no qual espera demitir 4 mil pessoas. Este número representa cerca de 33% do quadro de empregados.

Segundo Padilha, o programa se tornou necessário depois de conceder cinco dos principais aeroportos à iniciativa privada, pois muitos dos funcionários da Infraero não foram aproveitados pelas concessionárias. Ele afirmou que o “quadro inchado” de empregados inviabiliza a empresa.

- Não podemos ter uma empresa que operava 100% do mercado com numero de funcionários 'x', e a empresa passa a operar 30% do mercado com o mesmo número de funcionários. Essa equação não fecha, e a empresa acaba não tendo condições de prosseguir na sua atividade.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil no R7

A Infraero já conseguiu a adesão de 2.615 funcionários para o programa. A maior parte deles trabalhava nos aeroportos de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro (Galeão) e São Paulo (Campinas e Guarulhos). Todos eles são administrados por empresas privadas, que não contrataram os empregados da Infraero por conta dos altos níveis salariais.

Publicidade

Segundo a SAC, o restante da meta de 4 mil demissões voluntárias deve ser atingido com funcionários que trabalham em outros quatro aeroportos previstos para concessões: Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Florianópolis. A expectativa da pasta é a de realizar os leilões em maio ou junho de 2016.

Na reunião com a presidente Dilma, Padilha pediu para incluir nos contratos de outorga das próximas concessões a destinação de um valor da parcela inicial para pagar os direitos trabalhistas dos funcionários demitidos da Infraero.

Além disso, a SAC deve rever a participação da Infraero nas concessões, que era de 49% nos cinco contratos anteriores. O governo trabalha com duas hipóteses: uma de 15% para ter assento no conselho de administração, a outra de uma porcentagem simbólica ou nula para que o Estado participe de poucos itens através de agências reguladoras.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.