Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em reunião com MPF, comitiva judaica manifesta preocupação sobre suposto caso de antissemitismo 

Ofício expedido pela reitoria da Universidade de Santa Maria gerou polêmica até fora do País

Brasil|Do R7

Ofício da Universidade Federal de Santa Maria causou preocupação
Ofício da Universidade Federal de Santa Maria causou preocupação Ofício da Universidade Federal de Santa Maria causou preocupação

O MPF/RS (Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul) e MP-RS (Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul) receberam recentemente uma comitiva da comunidade judaica para discutir a notícia-crime que foi enviada ao Ministério que fala sobre ofício expedido pela reitoria da Universidade Federal de Santa Maria.

O ofício pede para identificar a presença de israelenses na instituição. Os representantes da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, da Confederação Israelita do Brasil e da B'Nai B'rith — que é uma associação beneficente que atua na área de direitos humanos — estiveram reunidos com a procuradora-chefe da PR/RS (Procuradoria da República do Rio Grande do Sul, Fabíola Dörr Caloy.

O promotor de Justiça Alexandre Saltz também estava presente na sede do MPF/RS na tarde da última terça-feira (16).

Os presentes na reunião manifestaram sentimento de preocupação e de ofensa em relação ao que aconteceu. Eles também solicitaram oficialmente o apoio do MPF, informando que o caso ganhou repercussão até fora do Brasil.

Publicidade

O pedido é para que o MPF analise uma possível Ação Civil Pública contra a Universidade, Reitoria, Pró-Reitoria e demais entidades envolvidas no caso. O crime é previsto na Constituição Federal por tratar-se de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

A procuradora-chefe reiterou que a PF (Polícia Federal) já instaurou um inquérito e que a notícia de fato está em análise na Procuradoria da República em Santa Maria. Entre os acordos, o grupo deverá ser recebido para uma nova reunião na Procuradoria local, mas que ainda será marcada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.