Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Embaixadora diz ter orientado saída de servidores por temer violência

Após invasão da Embaixada da Venezuela em Brasília, Maria Teresa Belandria afirmou que espera 'que sanções legais e diplomáticas sejam aplicadas'

Brasil|Do R7

Movimentação na portaria da embaixada da Venezuela em Brasília
Movimentação na portaria da embaixada da Venezuela em Brasília Movimentação na portaria da embaixada da Venezuela em Brasília

A embaixadora da Venezuela no Brasil, Maria Teresa Belandria, afirmou em nota que está em negociação para o retorno da equipe da embaixada à sua sede, após invasão de cerca de 12 horas de apoiadores de Juan Guaidó. Ela também disse que espera que as investigações sejam realizadas para que as sanções legais e diplomáticas correspondentes sejam aplicadas.

Leia também: Invasores deixam embaixada da Venezuela após negociação

"A partir deste momento, iniciamos um processo de negociação com as autoridades brasileiras para que, de acordo com seus interesses e direitos legítimos, possamos acessar nossa sede no menor tempo possível", disse a embaixadora. 

A Maria Teresa explica que orientou a equipe a retirar-se da sede da embaixada em Brasília. "Não podemos garantir sua segurança em virtude da violência gerada pelos usurpadores do regime de Nicolás Maduro, que espancaram e feriram vários venezuelanos, invadiram as instalações e convocarammanifestações igualmente violentas nas áreas externas, com o apoio de cidadãos estrangeiros", afirmou em nota.

Publicidade

"Agradecemos ao governo do presidente Jair Bolsonaro por todo o seu apoio nessas circunstâncias difíceis. Portanto, agindo de acordo com esse apoio e respeitando o sistema jurídico brasileiro, partimos quando chegamos à sede da nossa embaixada, de forma pacífica", explicou.

"Agradecemos também ao 5º Batalhão de Polícia Militar, sob a liderança do Major Campos, pelo desempenho eficiente e profissional, apesar de terem sido agredidos verbalmente e ofendidos por grupos civis enviados pelo regime para gerar caos e confusão na sede da embaixada."

Publicidade

Entenda

A invasão aconteceu na ausência da embaixadora, que estava fora do país. Segundo comunicado, um grupo de funcionários decidiu abrir as portas e entregar as chaves da embaixada voluntariamente, bem como reconhecer Guaidó como legítimo presidente.

É a primeira vez que eles entraram na sede, ainda controlada pelo chavistas, desde que presidente Jair Bolsonaro aceitou as credenciais da equipe de Guaidó, no início do ano. A diplomacia de Guaidó vinha tentando tomar o prédio e desalojar os funcionários enviados por Maduro – que não têm mais relacionamento diplomático com o Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.