Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Emprego na construção civil do país tem 14a queda seguida em abril, diz Sinduscon-SP

Brasil|

(Reuters) - O nível de emprego na construção civil no Brasil caiu 0,78 por cento em abril ante março, com corte de 25,4 mil vagas com carteira assinada, a décima quarta retração mensal consecutiva, informou nesta quinta-feria o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP).

Em relação a abril de 2014, foram fechadas 327,4 mil vagas, recuo de 9,21 por cento, disse o sindicato, que faz o levantamento junto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No final de abril, o número de trabalhadores do setor era de 3,228 milhões.

"As demissões eram aguardadas no cenário recessivo que se abateu sobre todos os segmentos da construção: imobiliário, infraestrutura e habitação popular", disse em nota o presidente da entidade, José Romeu Ferraz Neto.

Publicidade

Ele acrescentou que os cortes no Orçamento pelo governo federal vão diminuir as obras e provocar novas demissões.

No setor de imobiliário, o recuo anual foi de 10,49 por cento e, no de infraestrutura, de 14,31 por cento. Juntos, estes dois segmentos respondem por 55 por cento dos empregos do setor.

Publicidade

O Sinduscon atribuiu o resultado ao fim do ciclo da construção imobiliária iniciado entre 2010 e 2011 e aos cortes de investimentos de obras de infraestrutura, que estão parando ou reduzindo o ritmo de execução.

O setor de preparação de terreno (queda anual de 7,79 por cento) e o de engenharia e arquitetura (-9,33 por cento) são importantes indicadores antecedentes de atividade no setor e também sinalizam perspectivas negativas para os próximos meses, acrescentou a entidade.

Publicidade

None

(Por Juliana Schincariol)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.