Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Equipes de resgate retiram alpinistas isolados no Everest

Brasil|

KATMANDU (Reuters) - Equipes de resgate, ajudadas pelo tempo limpo, usaram helicópteros para retirar alpinistas que ficaram presos por dois dias no Monte Everest após um forte terremoto no Nepal que gerou uma avalanche que matou 17 pessoas na montanha.

O alpista romeno Alex Gavan disse no Twitter que três helicópteros chegaram aos acampamentos 1 e 2, que ficam a mais de 6 mil metros de altitude. Cada helicóptero só é capaz de carregar dois alpinistas, disse Gavan a partir dos acampamentos.

Carsten Lillelund Pedersen, alpinista da Dinamarca, postou um vídeo em sua página no Facebook mostrando o pousou de um helicóptero para a retirada de dois alpinistas e então levantando voo novamente 30 segundos depois. As condições do tempo estavam boas.

Sobreviventes no Everest descreveram uma nuvem de pedra e neve que esmagou o acampamento base no sábado. Mais de 60 pessoas ficaram feridas, o que levou os alpinistas a enviarem mensagens emocionadas pedindo por assistência para retirada dos feridos.

Publicidade

O Ministério das Relações Exteriores do Japão disse nesta segunda-feira que um japonês estava entre os mortos no Everest, o quarto estrangeiro morto pela avalanche.

Três norte-americanos morreram, informou o Departamento de Estado dos Estados Unidos no domingo, incluindo um engenheiro do Google, um médico e um cineasta.

(Reportagem de Gopal Sharma, em Katmandu; e Andrew MacAskill, em Nova Délhi)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.