Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Estúdio News' debate exploração espacial e combustível do futuro

Atração deste sábado (24) ainda vai discutir a participação brasileira nas missões e os benefícios que elas podem trazer

Brasil|Do R7

Jefferson Michaelis, Sérgio Sacani e José Carlos Filho
Jefferson Michaelis, Sérgio Sacani e José Carlos Filho Jefferson Michaelis, Sérgio Sacani e José Carlos Filho

Hoje muito se fala sobre o retorno do homem à Lua e sobre a vida em Marte. No Estúdio News deste sábado (24) vamos falar sobre exploração espacial e saber um pouco mais sobre a participação brasileira nessas missões e os benefícios que giram em torno disso. 

De acordo com Sérgio Sacani, editor do Space Today, em um futuro próximo a humanidade poderá realizar uma espécie de mineração lunar.

“A gente já sabe que a Lua hoje tem recursos muito importantes para a Terra. Principalmente o chamado Hélio-3, que é um combustível do futuro para reatores nucleares”, diz Sérgio. Segundo o geólogo, países como a China e os Estados Unidos já estão mapeando pontos no satélite para a localização da substância.

Durante a entrevista, Jefferson Michaelis, reforçou que a exploração e o turismo espacial tendem a ficar cada vez mais acessíveis. Segundo o diretor do Núcleo de Educação Espacial do KSCIA, o avanço na área espacial acontece de maneira muito rápida. “Enquanto em algumas áreas os avanços acontecem em 10 anos, na nossa área ele acontece em um ano”.

Publicidade

Michaelis ressaltou ainda o avanço dos estudos e as oportunidades de emprego para a nova geração.

“Nós viajamos por várias partes do mundo levando aos jovens, principalmente a adolescentes e educadores, o que é essa nova área espacial, as oportunidades, o que vamos ter de emprego, as empresas que estão surgindo, o que está mudando, qual o contexto hoje dos EUA, do Brasil, da Rússia, Luxemburgo, nessa área toda espacial”.

Publicidade

Apesar de ser vista como uma área “distante” para muitas pessoas, a ciência espacial tem um impacto direto na vida da população.

“Quando a gente fala de exploração espacial, a gente tá falando de criação de tecnologias que vão impactar a nossa vida aqui na Terra”, afirmou o educador espacial José Carlos Filho.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.