Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudo identifica mais de duas mil obras inacabadas no Brasil

Pesquisa foi feita pela Confederação Nacional da Indústria. Quase a metade das obras refere-se à construção de creches e pré-escolas

Brasil|Thais Skodowski, do R7

Tranposição do Rio São Francisco está inacabada
Tranposição do Rio São Francisco está inacabada Tranposição do Rio São Francisco está inacabada

Um estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria) aponta que 2.796 obras estão paradas no Brasil. Quase a metade (48,7%) se refere à construção de creches, pré-escolas e quadras esportivas nas escolas.

Já 18,5% são de obras do setor de infraestrutura. Neste caso, o saneamento básico é o que mais sofre com obras paralisadas: são 447 empreendimentos interrompidos na fase de execução.

Na sequência, ainda na área de infraestrutura, estão obras de rodovias (30), aeroportos (16), mobilidade (8), portos (6), ferrovias (5) e hidrovias (5).

Mais de 30% dos trilhos de trem do país não estão sendo usados, diz CNI

Publicidade

Os números foram obtidos pela confederação junto ao Ministério do Planejamento.

De acordo com a CNI, as razões apontadas para a interrupção de obras são problemas técnicos, abandono pelas empresas e dificuldades orçamentárias/financeiras.

Para a confederação é preciso melhorar o macroplanejamento, avaliar qual modalidade de execução é a mais adequada; realizar microplanejamento eficiente; aparelhar melhor as equipes; desenhar contratos mais equilibrados; e fortalecer o controle interno.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.