Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-diretor da Petrobras diz estar arrependido e culpa "maus políticos"

Paulo Roberto Costa afirmou que empresas embutiam adicional de até 3% para propinas

Brasil|Do R7, com Agência Câmara

Paulo Roberto Costa depôs na CPI da Petrobras nesta terça-feira
Paulo Roberto Costa depôs na CPI da Petrobras nesta terça-feira Paulo Roberto Costa depôs na CPI da Petrobras nesta terça-feira

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disse, em depoimento na CPI da Petrobras, nesta terça-feira (5) estar arrependido pelos atos ilícitos que cometeu na empresa.

Costa também isentou a estatal de responsabilidade pelo esquema de desvio de dinheiro e pagamento de propina.

— Nada disso teria acontecido se não fossem alguns maus políticos. A origem do que aconteceu na Petrobras foi maus políticos, que fizeram tudo isso acontecer.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Ele afirmou que os deputados têm agora a oportunidade de romper com o que chamou de “sistema podre”.

Segundo o ex-diretor da estatal, dos 35 anos em que trabalhou na Petrobras, apenas nos últimos sete ele teve contatos e envolvimento com políticos, o que fez com que ele fosse nomeado diretor.

Publicidade

— Não se chega à diretoria da Petrobras sem apoio político. Tive a infelicidade de aceitar apoio político para chegar lá e me arrependo.

Origem da propina

Publicidade

Costa disse à CPI que a propina paga por empresas a diretores, operadores e partidos políticos saía da margem de lucro das contratadas.

Segundo ele, as empresas embutiam um adicional que podia chegar a 3% a mais na sua margem de lucro para o pagamento de propina.

Ele explicou isso ao responder pergunta do relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), que o questionou a respeito de variações em seus depoimentos sobre a origem da propina: se saía da margem de lucro ou se era derivada de sobrepreço nas licitações.

— Se a empresa achava que, para ela, era confortável ganhar 12%, ela acrescentava 3% de propina dentro da margem de lucro.

Costa atribuiu o sucesso do esquema à formação de cartel pelas empresas contratadas.

— Se não tivesse a formação de cartel, [o sobrepreço] não existiria.

Ele negou que as propinas fossem fruto de “achaque” por parte dos diretores da Petrobras, como afirma a defesa das empresas acusadas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.