Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fadiga e falta de preparo dos pilotos e mau tempo causaram queda do avião de Eduardo Campos

Tripulação alterou rota e tentou acelerar pouso em 5 minutos, indica relatório final do CENIPA

Brasil|Do R7

Acidente aéreo matou Eduardo Campos (foto) e mais 6 pessoas em agosto de 2014
Acidente aéreo matou Eduardo Campos (foto) e mais 6 pessoas em agosto de 2014 Acidente aéreo matou Eduardo Campos (foto) e mais 6 pessoas em agosto de 2014

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou nesta terça-feira (19) que uma sequência de falhas humanas — especialmente o cansaço dos pilotos, a falta de treinamento para comandar a aeronave acidentada e o descumprimento dos procendimentos de segurança para o pouso — e o mau tempo determinaram a queda do avião que levava o então presidenciável Eduardo Campos— um jato Cessna 560XL, prefixo PR-AFA.

O acidente ocorrido em 13 de agosto de 2014 em Santos (SP) deixou sete mortos. O relatório do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da FAB, foi antecipado aos familiares e representantes das vítimas do acidente. Segundo o documento, o impacto da aeronave contra o solo foi a 694,5km/h.

Relembre a trajetória de Eduardo Campos, morto aos 49 anos em acidente em Santos

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Em longa e detalhada explicação para a imprensa, o tenente coronel Raul de Souza, encarregado pela investigação desse acidente aeronáutico, desde o dia 13 de agosto, explicou que uma série de fatores provocaram a queda do avião.

Quanto às condições físicas do avião, disse que "foram descartadas hipóteses como fogo na aeronave, voo de dorso [cabeça para baixo/ e colisão em voo".

Publicidade

— Durante as comunicações não houve qualquer chamada da tripulação que representasse uma condição de emergência.

Em relação às condições físicas dos pilotos, a investigação se aprofundou nos detalhes e mostrou que a jornada de trabalho dos pilotos no mês de agosto de 2014 foi a seguinte: "extrapolações entre os dias 1º e 5 de agosto; em conformidade nos sete dias antes do acidente; e não foi possível determinar se a tripulação teve o repouso adequado na noite anterior ao acidente". 

Publicidade

No entanto, a análise da situação do copiloto — agente importante para comandar o avião — indica fadiga. Conforme o tenente da FAB, "resultados do exame pericial para os parâmetros de voz, fala e linguagem indicaram que existia compatibilidade com fadiga e sonolência do copiloto".

Outra razão que contribuiu para o acidente foi a falta de preparo da tripulação para aquele modelo específico. Segundo o tenente coronel da FAB, o comandante da aeronave operava o modelo XLS e passou a operar o XLSplus, que se acidentou.

— O fabricante previa um treinamento para a adequação, segundo a FAA [a Anac dos Estados Unidos]. O comandante não fez esse curso de aperfeiçoamento.

Tenente coronel da FAB apresenta principais fatores do acidente
Tenente coronel da FAB apresenta principais fatores do acidente Tenente coronel da FAB apresenta principais fatores do acidente

Mau tempo e rota

A aeronave de Campos precisou arremeter uma vez antes de tentar novamente o pouso, uma vez que a visibilidade havia caído de 8.000 metros às 8h para 3.000 às 10h. Portanto, as condições meteorológicas eram adversas no momento do acidente, segundo o tenente coronel Raul. 

— Às 10h02min42s, o radar em São Paulo [que não era responsável pelo monitoramento do avião] pegou a aeronave porque ela teve que subir consideravelmente após a arremetida.

Após a desistência de pousar, os pilotos resolveram adotar uma manobra a fim de encurtar o procedimento de pouso em até 5 minutos — segundo a FAB, a tripulação sabia dessa economia de tempo.

Por isso, o tenente coronel foi categórico: "Tudo o que estamos fazendo aqui é para tentar entender o que a tripulação fez sem cumprir os procedimentos previstos". 

— A tripulação sofreu desorientação espacial provocada tanto pelas condições climáticas desfavoráveis quanto por ter adotado rotas não previstas".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.