Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falta de acordo entre deputados deve inviabilizar esforço concentrado na Câmara antes da eleição

Presidente da Câmara promete apelar que líderes partidários se esforcem para obter consenso

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Presidente da Câmara, Henrique Alves disse que faria uma apelo aos líderes da Casa para "tentar conciliação" para destrancar a pauta
Presidente da Câmara, Henrique Alves disse que faria uma apelo aos líderes da Casa para "tentar conciliação" para destrancar a pauta Presidente da Câmara, Henrique Alves disse que faria uma apelo aos líderes da Casa para "tentar conciliação" para destrancar a pauta

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), reconheceu, nesta terça-feira (4), que não há consenso entre os parlamentares para votar projetos que trancam a pauta da Casa. Dessa forma, o esforço concentrado, proposto para apreciar matérias consideradas importantes antes das eleições, ficaria inviabilizado.

Segundo Eduardo Alves, não há acordo nem para o projeto que altera o horário de exibição da Voz do Brasil nem sobre o cancelamento dos conselhos populares, proposta pelo Executivo.

— Ou há a colaboração de todos, onde todos abram mão daquelas posições mais radicais, ou então será muito difícil conciliar o quórum desta noite. Se não for votada, para aprovar ou não [a proposta da Voz do Brasil], ela continuará trancando a pauta. Vou fazer um apelo aos líderes para tentar uma conciliação.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Propostas polêmicas

Como não há consenso entre os deputados, alguns partidos ameaçam obstruir a sessão, caso a matéria seja colocada em votação. No caso das MP (Medida Provisória) sobre a Voz do Brasil, o texto propõe que o regime especial que vigorou durante a Copa do Mundo, permitindo que o programa fosse exibido entre 19h e 22h, se torne regra.

Publicidade

A MP tranca a pauta e já houve tentativa de votá-la no esforço concentrado de agosto. No entanto, a sessão foi encerrada sem que os deputados chegassem a um acordo, após obstrução iniciada pelo PV – um dos partidos que são contra a flexibilização do horário da Voz do Brasil.

Outra proposta sobre a qual não se tem acordo é a que veta o decreto da presidente Dilma Rousseff que cria a Política Nacional de Participação Social, os chamados conselhos populares - um sistema de participação popular associado ao Executivo.

A oposição é contra a iniciativa da presidente e conseguiu aprovar o requerimento de urgência, que obriga o projeto a ser votado antes de todas as outras propostas que estão na fila do plenário. Mas, os partidos da base aliada ao governo já avisaram que não vão aprovar o veto e, por isso, deve haver obstrução na votação da matéria.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.