Brasil

8/5/2013 às 00h50 (Atualizado em 8/5/2013 às 11h45)

Feliciano cancela reunião que ia votar projeto sobre “cura gay”

O cancelamento da reunião evitaria tumultos nas dependências da Câmara dos Deputados

Do R7

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Marco Feliciano (PSC-SP), resolveu cancelar a reunião marcada para esta quarta-feira (8), quando seria aprovado ou não o que autoriza o tratamento psicológico ou a terapia para alterar a orientação sexual de gays.

Marco Feliciano atendeu a um pedido do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), após uma reunião entre os dois na noite desta terça-feira (7). Alves disse que a Câmara teria uma agenda extensa na quarta-feira, que incluiria “uma grande participação popular”. O cancelamento da reunião evitaria tumultos nas dependências da Casa, na avaliação dos deputados. A reunião foi transferida para o dia 15.

Leia mais notícias no R7

O texto do projeto sobre a "cura gay" propõe a suspensão da resolução do Conselho Federal de Psicologia que proíbe a participação de profissionais da área de terapia para alterar a orientação sexual e de atribuir caráter patológico à homossexualidade. Há quase 30 anos a homossexualidade foi excluída da Classificação Internacional das Doenças.

O relator da proposta, deputado Anderson Ferreira (PR-PE), declarou recentemente que a homossexualidade está relacionada a uma questão comportamental.

— Em nenhum momento disse que pode ser tratado como uma doença. Apenas cito que é algo comportamental e se é comportamental você pode querer uma ajuda. Por que o conselho impede ajuda para ele tentar entender o comportamento que está tendo naquele momento?

Depois da apreciação e votação na Comissão de Direitos Humanos, o projeto da "cura gay" ainda será analisado na Comissão de Seguridade Social e Família e na Comissão de Constituição e Justiça.

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!