Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

FHC diz que, no governo, PT copia PSDB e cobra intensificação nas privatizações

Em artigo, ex-presidente diz que petistas fazem malfeito o que tucanos fariam bem feito

Brasil|Do R7

"Já passou da hora de o governo do PT beijar a cruz", diz FHC
"Já passou da hora de o governo do PT beijar a cruz", diz FHC "Já passou da hora de o governo do PT beijar a cruz", diz FHC

Em artigo publicado neste domingo (2) no jornal A Gazeta do Povo, de Curitiba, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o PT, após chegar ao poder, adotou políticas e programas de governo que criticava quando o PSDB governava o País.

“Já passou da hora de o governo do PT beijar a cruz. Afinal, muito do que ele renegou no passado e criticou no governo do PSDB passou a ser o pão nosso de cada dia da atual administração”, diz FHC.

O ex-presidente diz que é hora de o governo de Dilma Rousseff assumir uma agenda intensa de privatizações e cita como exemplo os leilões de concessão para os aeroportos e para a remodelação de “umas poucas estradas” já feitas pelo Executivo.

Leia mais notícias no R7

Publicidade

“Sem coragem para fazer autocrítica, o petismo foi pouco a pouco assumindo o programa do PSDB, e agora os críticos do mais variado espectro cobram deste o suposto fato de não ter propostas para o Brasil... Entretanto, a versão modernizadora do PT é ‘envergonhada’. Fazem malfeito, como quem não está gostando, o que o PSDB fez e faria bem feito, se estivesse no comando”.

Apesar de destacar a semelhança nas agendas de governo, FHC diz que, sob o comando petista, há morosidade no avanço das obras de infraestrutura. “Já perdemos anos e anos por miopia ideológica. O PT não conseguiu ver que os governos do PSDB simplesmente ajustaram a máquina pública e as políticas econômicas à realidade contemporânea, que é a da economia globalizada”.

Publicidade

Para Fernando Henrique, O PT leva para o governo um viés ideológico anti-neoliberal que não enxerga a “necessidade de engajar o Brasil nas cadeias produtivas globais e de uma relação renovada entre os recursos estatais e o capital privado”.

O ex-presidente diz ainda que a modernização dos portos começou em seu governo: “Caro custou tornar viável aquela primeira abertura quando eu assumi a Presidência. Foi graças aos esforços do contra-almirante José Ribamar Miranda Dias, com o Programa Integrado de Modernização Portuária, que se conseguiu avançar”.

Publicidade

FHC avalia que “a demora em perceber que o Brasil estava e está desafiado a dar saltos para acompanhar o ritmo das transformações globais tem sido um empecilho monumental para as administrações petistas”.

“A incapacidade de visão estratégica, derivada da mesma nuvem ideológica a que me referi, acrescida de um ufanismo mal colocado, dificulta redefinir rumos e atacar com precisão os gargalos que atam nossas potencialidades econômicas ao passado”, completa ele.

O ex-presidente conclui dizendo que “as dificuldades crescentes do governo em ver mais longe e administrar corretamente o dia a dia para ajustar a economia à nova fase do desenvolvimento capitalista global (como o PSDB fez na década de 90) indicam que é tarde para beijar a cruz, até porque o petismo não parece arrependido. Melhor mudar os oficiantes nas eleições de 2014”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.