Small-house Faça do R7.com sua página inicial

SIM NÃO

Brasil

23/12/2012 às 12h34 (Atualizado em 23/12/2012 às 12h35)

Filho de Alencar é cobiçado por PT e PMDB para Eleições de 2014

Partidos flertam com Josué Gomes da Silva, da Coteminas

Agência Estado

Filho de Alencar é cogitado por partidos em Minas Gerais Hélvio Romero/8.jun.2010/AE

O PT mineiro pretende filiar ao partido o empresário Josué Christiano Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar (PRB), que morreu em março de 2011. A filiação de Josué, presidente da Coteminas, é pretendida também pelo PMDB estadual. O filho de Alencar é visto pelas legendas como um quadro técnico para as eleições majoritárias de 2014.

Um dirigente do PT teve pelo menos três encontros com o empresário nos últimos 15 dias, nos quais o assunto foi tratado com discrição, como manda a tradição da política em Minas. Embora tenha como "candidato natural" ao Palácio Tiradentes o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, a sigla petista estuda novos nomes para confrontar a hegemonia do PSDB no Estado. Josué é visto como opção para o Executivo ou para o Senado.

O presidente do diretório estadual petista, deputado federal Reginaldo Lopes observou que o empresário "é um nome a ser considerado".

— O nome do Josué tem sido lembrado no meio político. O pai dele, o José Alencar, é o único filiado honorário do PT.

A doença de Alencar — que travou uma longa luta contra um câncer abdominal — aproximou nos últimos anos o filho empresário do meio político, no qual o ex-vice-presidente conquistou uma verdadeira legião de admiradores, principalmente no primeiro escalão do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-ministro Patrus Ananias e a atual presidente Dilma Rousseff costumavam tratar o ex-vice-presidente com reverência. A presidente, segundo petistas, já chegou a brincar com o presidente da Coteminas, dizendo que ele deveria articular sua candidatura ao governo estadual.

Josué não descarta uma incursão na política, mas desconversa quando é questionado sobre o assunto.

— A lembrança do meu nome é uma homenagem que estão fazendo ao meu pai. É óbvio que fico lisonjeado. A atividade pública é uma atividade nobre e muito importante.

Se quiser mesmo ingressar na política partidária, o empresário terá como desafio preparar a transição no comando da indústria têxtil fundada por seu pai em 1967. Quando decidiu se dedicar à política, em 1994, com a frustrada campanha ao governo de Minas, José Alencar delegou a Josué, o filho mais novo, a missão de tocar a empresa. O herdeiro imprimiu a marca da internacionalização e ousadia ao grupo têxtil, mas também costuma ser descrito como um centralizador no comando dos negócios.

Além do PT, o PMDB mineiro trabalha para filiar o empresário. O diretório estadual do partido insiste no discurso da candidatura própria em 2014.

O senador Clésio Andrade, que se filiou ao PMDB em março, já é considerado pré-candidato da legenda ao Palácio Tiradentes, sede do Executivo mineiro. Mas o ingresso do filho de Alencar teria um impacto forte na política local, acredita o presidente estadual da legenda, deputado federal Antônio Andrade.

— A informação que tenho é de amigos, desse desejo dele [Josué] de se filiar a um partido. Assim que eu puder quero ter uma conversa com ele. O pai gostava de dizer que o Josué era muito melhor que ele.

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
Compartilhe
Pechinchas

Leilão da PF vende caminhonete por R$10,5 mil e GM Omega por R$ 1,8 mil

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Esposa modelo

Conheça Letícia Weber, a mulher do senador e pré-candidato Aécio Neves

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Duro na queda!

Novos blindados do Exército resistem a explosões e atingem alvo a 2.000 metros

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Relacionamento

Amor na política: conheça os casais que se formam nos bastidores da vida pública

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
  • Últimas de Brasil

  • Últimas de Notícias

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!