Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Filho de Miriam Leitão encontra homem que entregou seus pais à tortura da ditadura militar

Jornalista foi presa, agredida e humilhada enquanto estava grávida em 1972

Brasil|Do R7

Miriam Leitão foi torturada aos 19 anos
Miriam Leitão foi torturada aos 19 anos Miriam Leitão foi torturada aos 19 anos

Após 15 anos de pesquisa e investigação, o jornalista Matheus Leitão, filho dos também jornalistas Marcelo Netto e Míriam Leitão, concluiu uma matéria com o homem responsável por entregar seus pais ao regime militar em 1972. O casal foi preso enquanto ia à praia em Vitória, no Espírito Santo. Mirian, que estava grávida, foi agredida, humilhada e enfrentou diversos tipos de tortura, que envolveram de roletas-russas à dividir um quarto escuro com uma jiboia.

Segundo o jornal O Globo, Matheus reuniu, além das lembranças familiares, documentos do STM (Superior Tribunal Militar). Os arquivos o levaram a Foedes dos Santos, de 73 anos, em um sítio de Cariacica (ES), que confirmou a delação.

O homem contou que também era torturado, embora, às sessões as quais era submetido, não deixavam marcas — ele era sufocado com sacolas plásticas.

Leia mais notícias sobre Brasil

Publicidade

Ainda de acordo com O Globo, Matheus Leitão disse fantasiar com o homem que delatou seus pais.

— Quando nos encontramos, em Cariacica, vi que ele é uma pessoa normal. Tem defeitos e qualidades. E teve, sobretudo, muita coragem para admitir que delatou o grupo e que o fez por não suportar a tortura.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.